Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Domingo, 5 ago 2007 - 18h34

Tempestade Tropical Pabuk avança em direção a Taiwan

Um novo sistema de baixa pressão se formou nas últimas horas sobre as águas quentes do oceano Pacífico ocidental e de acordo com modelos matemáticos e previsão deve atingir a ilha de Taiwan nos próximos dias.

De acordo com o modelo de previsão, Pabuk está aumentando de intensidade e a se confirmar a tendência de amplificação dos ventos, deve atingir a ilha chinesa como tufão categoria 4 nas escala Saffir-Simpson, com ventos de 190 km/h.

Pabuk se transformou em tempestade tropical na tarde deste domingo, dia 5 de agosto, quando se encontrava sobre as coordenadas 20.2 N e 134.e E, aproximadamente a 510 milhas náuticas (918 km) a sudeste de Naha, no arquipélago de Okinawa, ao sul do Japão.

Ao final da tarde deste domingo, o sistema produzia ventos sustentados de 80 km/h com rajadas de 99 km/h. Pabuk se desloca em sentido noroeste a 19 km/h e deve manter esse sentido de deslocamento nos próximos dias. A previsão indica que Pabuk deverá tocar a ilha de Taiwan na terça-feira, já na condição de tufão categoria 3.

Gráfico: Modelo matemático mostra o trajeto e intensidade de Pabuk nos próximos dias.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles