Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 14 ago 2007 - 09h43

Tempestades e furacões ameaçam em várias partes do mundo

O Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, e o Centro Conjunto de Alertas de Tufões, JTWC, estão emitindo alertas três regiões distintas do planeta, que podem receber o impacto de três tempestades muito severas. No Caribe, autoridades norte-americanas já estão monitorando de perto o avanço e fortalecimento da depressão tropical 4, que de acordo com modelos de previsão, deve atingir Porto Rico nas próximas 72 horas, já na qualidade de furacão.

No Havaí, as autoridades locais já colocaram as ilhas da região em estado de emergência devido à aproximação do furacão "Flossie", uma violenta tempestade categoria 3 que deve passar ao sul do arquipélago. A Defesa Civil da região já prepara refúgios para receber possíveis desabrigados, ao mesmo tempo em que as escolas receberam ordens de se manterem fechadas.

Na Ásia, os alertas são devido ao tufão Sepat, em atividade ao leste das Filipinas e que ruma em direção a Taiwan. Segundo dados numéricos de previsão, o sistema de baixa pressão deverá atingir a ilha chinesa com ventos de 190 km/h e rajadas de 234 km/h nesta quinta-feira.


Boletim
Em seu Boletim Número 4, emitido às 06h00 desta manhã, o NHC, localizado em Miami, informava que a depressão tropical 4 se localizava sobre as coordenadas 12.0 N e 36.8 W, aproximadamente a 2670 quilômetros a leste das Pequenas Antilhas, no Caribe. De acordo com o instituto, os ventos sustentados pela tempestade são da ordem de 55 km/h com violentas rajadas, que deverão se intensificar nas próximas horas. O NHC informa também que o sistema deve se transformar em tempestade tropical à medida que se aproxima do arco de ilhas da região, entre elas Dominica, Martinica, Barbados e Granada, predominantemente visitada por turistas.

Dados coletados durante a madrugada por um avião caça-furacão mostram que a pressão barométrica dentro da tempestade já é de 100.5 kpa (kilopascais).

Gráficos: No topo, modelo de previsão mostra a aproximação da tempestade tropical 4 sobre o Caribe. Na seqüência, cálculo da passagem do furacão Flossie ao sul das ilhas do Havaí. Acima, modelo mostra a previsão de avanço do tufão Sepat, que ruma em direção a Taiwan.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates