Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 29 set 2007 - 08h31

Temporada 2007: duas tempestades tropicais ativas sobre o Atlântico

Apesar de não representarem perigo imediato, duas tempestades tropicais se encontram em atividade sobre as águas quentes do Atlântico norte: as tempestades Karen e Melissa.

Karen se localiza próximo à latitude 16.6 N e 52.9 W, aproximadamente 950 km a leste do arquipélago das ilhas Leeward. O sistema se move em sentido oeste-noroeste a 19 km/h e deve manter essa dinâmica pelas próximas 48 horas.

Os ventos máximos sustentados estão próximos a 65 km/h com poderosas rajadas que atingem 90 km/h. Devido aos fortes ventos que sopram em níveis elevados, Karen deve enfraquecer nas próximas horas e ser rebaixado ao status de depressão tropical, mas ainda é cedo para definir o rumo que a tempestade seguirá nos próximos dias.

De acordo com dados coletados na manhã de sábado por um avião caça-furacão, dos EUA, a pressão barométrica no interior da tormenta é de 100.8 kPa.


Melissa
Outra tempestade tropical em atividade sobre o oceano Atlântico é Melissa, a décima-terceira tempestade a receber nome na temporada de furacões de 2007.

Imagens de satélites recebidas na manhã de sábado mostram que o centro da tormenta se localiza sobre as coordenadas 14.1 N e 27.4 W, a 420 km a oeste-sudoeste das ilhas de Cabo Verde.

Melissa move-se a 6 km/h em sentido oeste e uma gradual mudança de rota em sentido oeste-noroeste está prevista para as próximas horas.

A tormenta apresenta ventos de 65 km/h com fortes rajadas e deve se intensificar nas próximas horas, mas não deverá manter esse fortalecimento por muito tempo, e como Karen, em breve deve se transformar em depressão tropical. No entanto, o destino de Melissa também é incerto e de acordo com o NHC, o Centro Nacional de Furacões, dos EUA, ainda é muito cedo para se prever o comportamento futuro da tempestade.

Gráficos: No topo, imagem do satélite europeu Meteosat, posicionado sobre a África, mostra as duas tempestades em atividade no Atlântico norte. Acima, modelos matemáticos mostram os prováveis caminhos que as tempestades Karen e Melissa deverão seguir nos próximos dias.

Leia também:
Veja imagens de satélites atualizadas da região







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles