Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Domingo, 07 out 2007 - 19h48

Tufão Krosa chega à China, após provocar tsunamis em Taiwan

O violento tufão Krosa seguiu sua trajetória prevista pelos modelos matemáticos e alcançou neste domingo (7), o litoral sudeste da China. Krosa tocou a fronteira entre as províncias de Zhejiang e Fujian, com ventos de 126km/h e passou para a categoria de tempestade tropical.

Em Zhejiang cerca de 800 mil habitantes foram evacuados por causa da chuvas torrenciais e dos ventos fortes. Mais de 33 mil navios retornaram a seus portos de origem. O controle marítimo local emitiu alerta para ondas de até doze metros de altura nas próximas 24 horas.

Na província de Fujian foram mais de 200 mil pessoas que precisaram ser evacuadas. Serviços como escolas, aeroportos, estradas e transporte marítimo foram interrompidos. A cidade de Wenzhou está em alerta vermelho e todos os vôos foram cancelados.

Antes de chegar à China, o tufão passou por Taiwan. A chegada do tufão provocou a formação de tsunamis na costa norte do país. Ondas gigantes foram observadas. Cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, segundo informações do Serviço Nacional de Bombeiros. Em Taiwan, pelo menos dois milhões de famílias foram afetadas, houve corte de energia elétrica, o tráfego aéreo e ferroviário foram seriamente afetados e até este domingo vôos internacionais ainda não tinham sido regularizados.

O Krosa é a décima sexta tempestade a atingir a China em 2007. A temporada oficial de tufões no país acontece entre junho e setembro, mas em outubro, sistemas ainda podem atingir a costa chinesa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard