Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Terça-feira, 18 set 2007 - 11h24

Violento tufão Wipha ameaça a costa leste da China

A tempestade tropical Wipha ganhou força e se transformou em tufão nesta segunda-feira (17). O sistema ameaça a costa leste da China, especialmente a região de Xangai.

No início da madrugada de hoje, o tufão se localizava a cerca de 440 km ao sudeste de Zhejiang. Seus ventos eram de 198 km/h, com rajadas mais fortes e se deslocava na direção noroeste com velocidade de 20 km/h, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Xinhua.

A expectativa é que Wipha chegue ao sul de Xangai na manhã desta quarta-feira. Hoje, autoridades retiraram mais de 200 mil moradores de suas casas e ordenaram o fechamento de escolas na cidade, que possui mais de 20 milhões de habitantes.

Os fortes ventos causados pelo tufão já deixaram um ferido e uma vítima fatal em Taipé, informou o Centro de Gerenciamento de Desastres de Taiwan. Escolas e prédios comerciais já foram fechados em Taiwan e vôos com destino ao Japão, Coréia do Sul e outros países asiáticos, precisaram ser cancelados.

Até os jogos da Copa do Mundo feminina de futebol foram afetados pela aproximação do tufão. A Fifa anunciou hoje que algumas partidas foram alteradas, entre elas a do Brasil. O jogo entre Brasil e Dinamarca que estava previsto para esta quarta, foi adiado para a próxima quinta-feira, dia 20.

Especialistas afirmam que o tufão Wipha é o mais forte a atingir a costa leste da China, nos últimos dez anos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin