Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Segunda-feira, 05 mai 2008 - 18h49

33 cidades foram afetadas pelo ciclone extratropical em SC

Subiu para oito, o número de municípios em situação de emergência em Santa Catarina, após a passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do estado e litoral gaúcho no sábado. Na madrugada de sábado, rajadas de vento chegaram a 119 km/h.

O último levantamento da Defesa Civil estadual divulgado nesta tarde indica que 33 cidades foram afetadas pelo fenômeno. Por enquanto, o número exato de desalojados e desabrigados é desconhecido, pois muitas prefeituras ainda não enviaram seus relatórios de vítimas e danos.

Até o momento, foram contabilizados cerca de 1,6 mil desalojados ou desabrigados nos municípios de Araranguá, Sombrio, Meleiro, Ermo e Jacinto Machado e Morro Grande.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizou mil cestas básicas para as vítimas do ciclone, mas a Defesa Civil ainda estuda a melhor forma de transportar os alimentos. A BR 101, que liga os municípios, permanece interditada em razão de problemas causados pela chuva forte no fim de semana.

Os municípios que declararam situação de emergência são: Garopaba, Paulo Lopes, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio e Timbé do Sul.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, são 3,5 mil desalojados e 350 desabrigados, de acordo com informações da Defesa Civil estadual. Só em Porto Alegre são 2,5 mil desalojados, que sofreram com as inundações durante a passagem do ciclone no sábado. Duas pessoas morreram.

Cerca de 5 mil pessoas permaneciam sem luz na manhã desta segunda-feira. Entre as cidades mais afetadas estão Gravataí, Rolante, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Morro Reuter e Bento Gonçalves, segundo as concessionárias de energia elétrica RGE, CEEE e AES Sul.

Foto: Imagem de satélite mostra o ciclone extratropical se deslocando em direção às Regiões Sul e Sudeste do Brasil. A foto é animação das imagens do dia 5 de maio de 2008. Crédito: INPE.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire