Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Segunda-feira, 21 jul 2008 - 13h01

Alerta: tempestade tropical Dolly avança sobre o Golfo do México

Autoridades de México estão em alerta com a passagem da nova tempestade tropical Dolly pela região do Caribe.

A tempestade tocou a costa de Nichupte, cerca de 10 quilômetros ao sul do pólo turístico de Cancún, no Estado mexicano de Quintana Roo, de acordo o boletim do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), emitido às 2 horas, hora local.

Na noite deste domingo, autoridades declararam alerta vermelho, ou perigo máximo, para o litoral região. Hoje cedo, o alerta foi reduzido para moderado.

A tempestade tropical Dolly se desloca com ventos sustentados de 85 km/h e rajadas de até 100 km/h, de acordo com as últimas informações do SMN. Sua velocidade é de 22 km/h, sentido noroeste. Nas próximas horas, o Dolly continuará entrando no território de Quintana Roo, ingressando no Golfo do México durante esta segunda-feira.

O serviço meteorológico destacou o potencial da chuva que acompanha a tempestade."Cerca de 100 mm a 150 mm, podendo superar os 300 mm em duas horas", acompanhada de ventos fortes e ondas elevadas.

A zona de risco abrange toda a península de Yucatã, incluindo a ilha de Cozumel, onde são realizadas escalas de alguns cruzeiros turísticos que navegam pelo Caribe. Toda Península de Yucatã, entre Belize e Campeche, permanecem em estado de alerta.

Arte: Gráfico mostra o provável caminho a ser seguido pela tempestade tropical Dolly nos próximos 5 dias (21-2 de julho de 2008). Observe que na quarta-feira a tormenta pode se transforma em furação, conforme indica o símbolo "H", inicial em inglês para "Hurricane" ou furação. Crédito: Centro Nacional de Furacões, NHC, dos EUA.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates