Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Domingo, 31 ago 2008 - 21h11

Gustav avança implacável rumo à costa americana

Continua implacável o avanço do furacão Gustav em direção ao norte do Golfo do México, onde se localiza a costa sudoeste dos EUA. Imagens de satélites recebidas na noite de domingo mostravam que o olho do furacão se encontrava a apenas 350 quilômetros a sul-sudeste do delta do Rio Mississipi, no Estado da Louisiana, sobre coordenadas 36.4 N e 87.3 W.

Furacão Gustav

Gustav se move em sentido noroeste a 33 km/h e deve manter esse sentido de deslocamento durante os próximos dois dias, com ligeira diminuição de velocidade. Mantendo essa dinâmica Gustav deve tocar o continente americano na segunda-feira.

De acordo com Centro Nacional de Furacões, NHC, Gustav apresenta ventos sustentados de 185 km/h, situado na categoria 3 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Segundo o NHC, um ligeiro aumento nesta intensidade pode ocorrer antes da tormenta tocar o continente.

Ventos com intensidade de furacão se estendem a mais de 100 km desde o centro de Gustav, enquanto ventos de tempestade tropical são registrados a mais de 350 de distância do centro. Às 19h00 pelo horário de Brasília a pressão barométrica medida por um avião caça-furacão era de 95.7 Pa (957 milibares).

Furacão Gustav

Surtos de tempestade extremamente perigosos de até 4.5 metros acima do nível do mar estão previstos próximos ao ponto de impacto de Gustav. Modelos de previsão gerados em supercomputador mostram que a tempestade deve atingir os Estados Unidos próximo à cidade de Morgan City, na Louisiana, 130 km a oeste de New Orleans, que também será atingida pela tempestade.

Clique aqui e acompanhe o deslocamento do furacão

Artes: No topo, Imagem de satélite mostra o furacão Gustav a 400 km do Delta do Mississipi em 31 de agosto de 2008. Crédito: GOES/NOAA. Em seguida, previsão de 5 dias mostra o avanço de Gustav dentro do Golfo do México. Crédito: NHC.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis