Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Terça-feira, 26 ago 2008 - 16h48

Novo furacão Gustav atinge o Haiti com ventos de 150 km/h

A temporada de furacões 2008 no Atlântico Norte está agitada. Nem bem a tempestade tropical Fay passou pelo Caribe, uma nova tempestade transformou-se em furacão nas últimas 24 horas.

O furacão Gustav chegou nesta tarde, a costa sudoeste da península do Haiti com ventos de 150 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Gustav se movimentava com ventos sustentados de 150 km/h com rajadas superiores e velocidade de 16 km/h, em direção ao noroeste. O olho do furacão estava a cerca de 60 quilômetros de Porto Príncipe, capital do Haiti, e a aproximadamente 310 quilômetros do sudeste de Guantánamo, em Cuba, de acordo com boletim do NHC emitido às 15h (horário de Brasília).

"Gustav é um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson e poderá enfraquecer ao deslocar-se pelo Haiti", destacou o NHC.

O alerta de furacão por até 36 horas foi emitido na República Dominicana, no Haiti, nas províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma em Cuba e na Jamaica. Os especialistas advertem para a ocorrência de intensas chuvas, deslizamentos de terra e inundações.

Gustav é o terceiro furacão da temporada 2008. Sete tempestades tropicais se formaram no Atlântico Norte até o momento, das quais três viraram furacões: Bertha, Dolly e Gustav.

Foto: Furacão Gustav visto pelo satélite meteorológico GOES-10 às 09h00 da manhã de terça-feira, 26 de agosto de 2008. Crédito: NOAA.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes