Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Segunda-feira, 07 jan 2008 - 09h13

Sonda Cassini descobre ciclones no pólo norte de Saturno

A sonda Cassini revelou a existência de misteriosos ciclones no pólo norte de Saturno, com altas temperaturas, apesar de a região estar na escuridão há mais de uma década, revelou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

As regiões de alta temperatura no pólo norte são semelhantes às do pólo sul, que recebe os raios solares. Os ciclones foram observados pelo observatório W.M. Keck, do Havaí.

Para os astrônomos foi uma grande surpresa. "Pensávamos que a região quente do pólo sul estava vinculada ao fato de estar sob o sol. Mas como o pólo norte está sem luz solar desde o começo do inverno em Saturno, em 1995, não achávamos que fôssemos encontrar algo assim", explicou Glen Orton, cientista do JPL e analista dos dados.

Segundo Leigh Fletcher, cientista da Universidade de Oxford na Inglaterra, as regiões aquecidas nos dois pólos são resultado de um movimento do ar, que se comprime e se aquece à medida que desce à superfície do planeta. Entretanto, "as forças que geram este movimento e todo o deslocamento na atmosfera de Saturno são desconhecidas", acrescentou Fletcher.

Cada inverno em Saturno dura ao redor de 15 anos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles