Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Segunda-feira, 18 ago 2008 - 11h10

Tempestade Fay: NHC emite alerta de furacão para a Flórida (EUA)

A nova tempestade tropical Fay que se formou no Atlântico Norte, deixou um saldo de 57 mortos durante o fim de semana em sua passagem pelo Haiti, República Dominicana e Jamaica.

Fay já atingiu a costa sudoeste de Cuba nesta segunda-feira (18) e segue em direção a Flórida. De acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), emitido nesta manhã, o olho da tempestade estava a 125 km a leste de Havana, Cuba.

Autoridades cubanas ordenaram a evacuação das partes mais baixas de Havana sob risco de graves inundações.

A tempestade de move na direção norte-noroeste, com velocidade 19 km/h, e deve chegar ao estreito da Flórida nas próximas horas e a região de Flórida Keys nesta noite. Seus ventos são de 100 km/h com rajadas superiores.

O NHC prevê que Fay pode transformar-se em furacão antes de chegar a Península da Flórida.

Um alerta de furacões foi dado em boa parte da costa oeste e sul da Flórida e as aulas foram suspensas nesta segunda-feira.

O centro de produção de gás e petróleo dos Estados Unidos, no Golfo do México, também está na rota de Fay. A Shell e a Marathon Oil informaram que já retiraram centenas de funcionários de suas instalações.

Artes: No topo, imagem do satélite GOES-10 captada às 10h00 (hora de Brasília) do dia 18 de agosto de 2008 mostra a tempestade Fay entre Cuba e o Sul da Flórida. Na seqüência vemos o datatrack da tempestade, com a previsão do caminho da tempestade nos próximos 5 dias. Créditos: Centro nacional de Furacões - NHC - EUA.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles