Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quinta-feira, 13 set 2018 - 07h34

Florence aumenta de tamanho e avança forte contra a costa leste dos EUA


De acordo com o Centro Nacional de Furacões, NHC, o furacão Florence perdeu força nas últimas 24 horas, mas aumentou consideravelmente de tamanho. Segundo o instituto, Florence atingirá o continente americano na sexta-feira.

Imagem de satelite do furacao Florence em 13 de setembro de 2018
Imagem de satélite do furacão Florence em 13 de setembro de 2018

Clique aqui e veja imagens de satélite do furacão Florence em tempo quase real


Sumario as 06h00 BRT - 13 set 2018
Localização: 32.8N 74.7W
325 km a este-sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte
Ventos Sustentados: 175 Km/h - Categoria 2
Movimento: WNW a 28 KM/h
Pressão Mínima central 956 Hectopascais


Imagens de Satélite
Em boletim divulgado às 07h00 BRT de quinta-feira, o NHC reporta que o olho de Florence estava situado sobre as coordenadas 32.8N e 74.7W, cerca de 325 km a este-sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte e 405 km a este-sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

As imagens também mostram que as bordas externas de Florence já atingem a costa da Carolina do Norte. De acordo com dados de aeroportos da região, foram registradas rajadas de ventos que chegam a 104 km/h na linha costeira.


Florence perdeu força nas últimas 24 horas e apresenta ventos de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, mas aumentou bastante de tamanho. As imagens feitas pelo satélite GOES-16 confirmam esse incremento e as bordas externas de Florence agora englobam toda a área costeira que vai desde a fronteira entra as Carolinas até a divisa com o estado da Virginia, ao norte.


Dinâmica atual
Florence se move a 24 km/h em sentido noroeste e deverá diminuir a velocidade de avanço nas próximas 24 horas. Segundo a previsão feita pelo NHC, esse movimento deve continuar até quinta-feira à noite, quando uma mudança de rumo fará o sistema se mover em sentido oeste-sudoeste.

Mantendo essa dinâmica, o olho de Florence atingirá a porção continental dos EUA entre quinta-feira e sexta-feira, na região central da Carolina do Norte, com penetração bastante acentuada na divisa com o norte da Carolina do Sul.


Furacão Categoria 2 - Características
Nível intermediário da escala - Ventos entre 154 e 177 km/h
As ondas erguem-se entre 1.8 e 2.45 metros acima de seu nível normal. Causa danos em telhados, janelas e portas, podendo arrancá-los.
Danos consideráveis em árvores e arbustos. Algumas árvores podem ser arrancadas solo. Causa sérios danos em trailers, barcos ancorados e outdoors. Normalmente, duas horas antes da chegada do olho do furacão diversos alagamentos são verificados. Pequenos barcos em ancoradouros desprotegidos rompem suas amarras.


Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Sou acusado de buscar a verdade sem moderação" - Galena, 131-201