Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sexta-feira, 28 out 2005 - 06h51

Beta fica forte e pode virar furacão às portas da Nicarágua.

Avisos e alertas de furacão já começam a ser emitidos por diversos países da costa caribenha, na Amércia Central. De acordo com previsões feitas em supercomputadores, a tempestade tropical Beta deve se intensificar e transformar-se em furacão ainda hoje.

Alertas de furacão já estão em vigor nas ilhas colombianas de San Andres e Providencia.

Avisos de tempestade e furacão também já estão sendo emitidos para a região que compreende desde a fronteira entre a Nicarágua e Costa Rica até o Cabo Gracias a Dios, próximo à fronteira entre Honduras e Nicarágua.

As ilhas adjacentes também estão sob aviso.

Alertas de furacão deverão ser emitidos ainda hoje para toda a costa da Nicarágua.

A tempestade tropical Beta se formou ontem de madrugada no sudoeste do mar do Caribe e é a 26ª tempestade da temporada de 2005 e a 23ª a ser batizada, rompendo todos os recordes históricos de tempestades do Atlântico Norte


Boletim
Em seu boletim número 5-A, emitido às 04h00 (Hora de Brasília), o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou que o centro da tempestade Beta se localiza sobre a latitude 12.2 N e 81.2 W, ou aproximadamente a 70 km da ilha colombiana de San Andres e ao redor de 285 km a leste de Bluefields, na Nicarágua.

Beta se move em direção norte a 6 km/h. Um giro neste movimento, em sentido norte-noroeste, é esperado para as próximas horas.

Os ventos máximos sustentados pela tempestade aumentaram durante a madrugada e alcançam agora 102 km/h com intensas rajadas. Modelos de previsão indicam que esse sistema deve se intensificar nas próximas horas, fazendo de Beta o mais recente furacão da temporada de 2005.

Ainda de acordo com o NHC, a pressão barométrica no olho de Beta também diminuiu e é agora de 994 hPa (hectopascais).

A temporada de furacões só termina no dia 30 de novembro.

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


    Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo
    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !







  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles