Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Segunda-feira, 3 out 2005 - 06h36

China evacua 376 mil devido ao tufão Longwang

Pelo menos 376 mil moradores da província chinesa de Fujian foram evacuados perante a chegada do tufão Longwang, que deixou um morto na vizinha ilha de Taiwan, informou hoje a agência oficial de notícias Xinhua.

O Longwang chegou à cidade de Jinjiang no domingo às 21h30 (10h30 de Brasília) com ventos de 120km/h em seu epicentro.

A maioria de evacuados na província viviam em embarcações nas cidades de Ningde, Fuzhou, Putian, Quanzhou, Xiamen e Zhangzhou, enquanto que as autoridades locais não informaram por enquanto de nenhuma vítima mortal.

Além dos evacuados, 38,7 mil embarcações foram colocados em resguardo nos portos, enquanto que o aeroporto de Xiamen teve que ser fechado ontem, informou o jornal China Daily.


Taiwan
O Longwang, que em mandarim significa "Rei Dragão" (o Deus da chuva na mitologia chinesa) deixou um morto e 46 feridos em sua passagem no sábado por Taiwan, de onde avançou em direção à costa chinesa a uma velocidade de 16km/h.

O Longwang é o décimo nono tufão que chega à costa chinesa este ano durante a estação de chuvas, na qual o Talim foi o mais catastrófico, com pelo menos 124 mortos, 31 desaparecidos e 19 milhões de desabrigados.


Boletim
Em boletim divulgado às 06h00 (Hora de Brasília), o JTWC - Centro Conjunto de Alertas de Tufões, dava conta de que Longwang já havia tocado o solo chinês e e localizava-se sobre as coordenadas 22.1 N e 117.4 E, ou aproximadamente a 360 quilômetros a oeste de Taiwan, no oceano Pacífico. Segundo o JTWC, a tormenta se desloca a 18 km/h em sentido oeste-noroeste.

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


    Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo
    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !







  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles