Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 10 set 2005 - 08h09

Ophelia vira tempestade tropical e ruma para a Carolina do Sul

Após ganhar força e se transformar novamente em furacão na sexta-feira, Ophelia perdeu força nesta madrugada e voltou novamente ao status de tempestade tropical, mas de acordo com cientistas do Centro nacional de Furacões dos EUA - NHC - Ophelia deve se fortalecer nas próximas 24 horas e re-adquirir o status de furacão.

Segundo mostra os dados de rastreio, conhecidos por "data-tracking", gerados por supercomputadores, Ophelia deve atingir a costa da Carolina do Sul, no sudeste americano, entre segunda e terça-feira, na condição de furacão categoria 1 na escala Saphir-Simpson, que vai até 5.

Durante mais de 4 dias Ophelia permaneceu semi-estacionado sobre a costa da Flórida, o que gerou diversas especulações sobre que rumo a tempestade tomaria.

Em seu último boletim, divulgado na manhã deste sábado, o olho da tempestade Ophelia localizava-se próximo à latitude 31.2 N e 76.8 W, ou aproximadamente a 350 km a este-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul.

De acordo com o boletim 16, Ophelia movia-se em direção nordeste a 17 km/h, sendo esperado um decréscimo nesta velocidade ainda neste sábado.

Dados de um avião de reconhecimento da força-aérea indicavam que os ventos máximos sustentados haviam decaído para aproximadamente 110 km/h, com violentas rajadas. No entanto, um ligeiro aumento nesta intensidade está previsto para as próximas 24 horas, e Ophelia deverá novamente se transformar em furacão.

Ventos com intensidade de tempestade tropical, provocados pelo sistema de baixa pressão, alcançam até 150 km desde seu centro e pressão barométrica divulgada é de 984 hPa (hectoPascal).







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard