Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 27 set 2005 - 06h21

Tufão Damrey atinge o Vietnã com ventos de 140 km/h

O tufão Damrey atingiu na madrugada de hoje o norte do Vietnã com ventos de 140 km/h e destruiu diversos diques em pelo menos uma das províncias afetadas pela tempestade.

Ao chegar à região, Damrey, que significa elefante em Khmer, provocou um dos mais fortes temporais a afetar o Vietnã desde 1996, o que motivou a evacuação demais de 250 mil pessoas das áreas costeiras, principalmente no norte e centro-leste do país.

Damrey tocou o continente na região de Than Hoa, ao meio-dia local de hoje.

Segundo Tran Xuan Giai, líder comunitário da província de Nam Dinh, os ventos produzidos por Damrey arrancou milhares de árvores e derrubou cabos elétricos e telefônicos. Os quebra-mar da cidade desmoronaram em três bairros da cidade.

Milhares de árvores e cabos elétricos e telefônicos foram derrubados pela força dos ventos produzidos pelo Damrey, declarou Tran Xuan Giai, líder local da província de Nam Dinh, onde os quebra-mar entraram em colapso em três bairros.

Segundo especialistas, a força de Damrey foi intensa o suficiente para provocar surtos de tempestade de até 6. metros.

"Surto de tempestade" é a elevação instável da água do mar, sugada para cima pela baixa pressão causada pela passagem de um furacão.

Em sua passagem pela China (foto), na segunda-feira, Damrey deixou pelo menos nove mortos na ilha dehainan, no sul do país.informou o governo chinês nesta terça-feira.


Boletim
Em seu último boletim, emitido às 06h00 (Hora de Brasília), o Centro Conjunto de Alertas de Tufões - JTWC, dava conta de que Damrey localizava-se sobre as coordenadas 9,8 N e 104.5 E, aproximadamente a 90 milhas náuticas (162 km) ao sul-sudoeste de Hanoi, no Vietnã. De acordo com o JTWC, Damrey perdeu intensidade sobre o continente e regredido à condição de tempestade tropica 17W.

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


    Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo
    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !







  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard