Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 11 out 2005 - 06h54

Vince o "Furacão Europeu" atinge Portugal e Espanha

A região do Sotavento Algarvio, em Portugal, e o extremo sudoeste da Espanha foram atingidas, hoje pela manhã, pela chuva proveniente da agora depressão tropical Vince.

Em entrevista à rede portuguesa TSF, a meteorologista Ângela Lourenço falou na existência de chuvas e ventos fortes, com rajadas, na região de Faro, e que deverão se agravar com o aumento da agitação marítima.

"Prevê-se que sejam ondas do sudoeste de 3,5 a 5,5 metros, que depois tenderá gradualmente a diminuir. Associada a esta situação, poderão também ocorrer trovoadas e possivelmente também queda de granizo", acrescentou.

A meteorologista adiantou ainda que este tipo de condições climatáticas vai manter-se até quinta-feira em todas as regiões do país, se bem que algumas não venham a ser afetadas diretamente por Vince.

"As regiões do Norte, Centro e do Alto Alentejo terão também aguaceiros localmente fortes, rajadas que nas terras altas poderão atingir até 80 km/h, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e toda uma situação de instabilidade", concluiu.


Incomum e esquisita
Vince, "O Furação Europeu", é considerado uma estranha formação.

Já na tarde de domingo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, (NHC) emitira um comunicado alertando para a formação da vigésima tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, e que, ao contrário do que é habitual, se dirigia para a Europa e não para a América.

O estranho fenômeno se originou entre as Ilhas Canárias e os Açores, no Atlântico Norte e às 16h00 (Hora de Lisboa), já estava a 225 quilômetros a noroeste da Ilha da Madeira, na costa de Portugal.

Na segunda-feira Vince já atingia a categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


    Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo
    Acompanhe imagens de satélites atualizadas, de qualquer parte do mundo !
    Clique aqui !







  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates