Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quarta-feira, 14 set 2005 - 07h06

furacão Ophelia provoca chuvas torrencias na costa sudeste americana

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, reforçou o pedido ao moradores das áreas costeiras do Estado para que deixem suas casas e sigam em direção à áreas elevadas. De acordo com o Serviço Meterológico Nacional, NWS, o furacão Ophelia deve precipitar tempestades torrenciais que em alguns lugares podem chegar à até 250 milímetros.

Ophelia mudou diversas vezes de intensidade durante os últimos dias, variando entre tempestade tropical e furacão categoria 1 na escala saffir-Simpson. Ontém Ophelia aumentou de intensidade e voltou à categoria de furacão.

Em seu boletim número 33, divulgado às 06h00 (Hora de Brasília), o Centro Nacional de Furacõesm dos EUA, NHC, dava conta de que o olho de Ophelia localizava-se sobre as coordenadas 33.2 N e 77.9 W, ou aproximadamente a 200 km a este-nordeste de Charleston, na Carolina do Sul e a apenas 112 km ao sul de wILMINGTON, na Carolina do Sul.

De acordo com o NHC, Ophelia parece mover-se em direção norte ao redor de 8 km/h. Esse movimento deve continuar nas próximas 24 horas. Ainda de acordo com o instituto, movimentos erráticos não estão fora de questão.

Os ventos sustentados duranteminuto alcançam a marca de 122 km/h e podem ser sentidos com essa intensidade até a 80 km desde seu centro. As rajadas atingem 157 km/h. Segundo os cientitas do NHC, um ligeiro aumento de intensidade pode ocorrer nas próximas 24 horas. A pressão barométrica, medida por avião de reconhecimento da força-áerea americana, é de 980 hPa (hectoPascal).

Mantendo-se as atuais condições, Ophelia não deverá entrar no continente, mas seguir paralelo à costa leste dos EUA, produzindo tempestades torrenciais principalmente no extremo norte da Carolina do Sul. Tornados também são esperados ao longo das áreas costeiras da Carolina do Norte.

Veja abaixo como se forma um furacão

Satélite ao vivo
Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Roubar não é só meter a mão na carteira das pessoas. Roubar é gastar errado com mordomias, com obras faraônicas, privilegiando quem já tem." - Ciro Gomes