Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Domingo, 17 fev 2008 - 14h43

Tremor de terra atinge norte do Ceará

Um tremor de terra de baixa intensidade foi registrado às 22h59 deste sábado, próximo à região de Alcântaras, no norte do Ceará. Segundo informações recebidas do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, o evento atingiu 3.5 graus na escala Richter foi sentido em um raio de 60 quilômetros do epicentro.

Moradores da região informaram que os efeitos do sismo foram sentidos nas cidades de Sobral, Jericoacoara e Serras da Meruoca e da Ibiapaba. Em Sobral, o abalo foi sentido com maior intensidade na localidade de Sobral. Há informações de que diversas casas apresentaram rachaduras em Serra da Meruoca.

"Foi muito estranho quando começou a tremer tudo", disse o internauta Alessandro, que escreveu para o Apolo11 tão logo sentiu os efeitos das ondas sísmicas na cidade de Sobral. Ali, a UFRN mantém uma estação sismográfica de ultima geração, e que também faz parte da rede de estações do Projeto do Milênio, do CNPq.

Satmaps: Veja o local do epicentro através de imagens de satélites

Segundo Eduardo Menezes, responsável pelo monitoramento sismográfico da universidade e colaborador do Apolo11, técnicos deverão se deslocar nesta segunda-feira para avaliar os efeitos do tremor. Além disso, deverão instalar um link de dados via internet para melhor acompanhar a atividade sísmica que vem acontecendo desde o final do mês de Janeiro de 2008.

Arte: Gráfico mostra o sismo de 3.5 graus como registrado pela estação sismográfica de Solanea, localiza na Paraíba e operada pela UFRN. Créditos e colaboração: Hortêncio Neto, Eduardo Menezes e UFRN.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard