Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Terremotos
Sexta-feira, 23 mai 2008 - 19h38

Poderoso terremoto registrado a nordeste do Piauí

Um intenso terremoto de 6.4 graus ocorreu na tarde desta sexta-feira na dorsal meso-atlântica, a 1365 quilômetros a nordeste da costa nordestina brasiliera.

O evento ocorreu às 17h35 pelo horário de Brasília, a 10 quilômetros de profundidade, sob as coordenadas 7.261°N e 34.883°W, aproximadamente a 1365 quilômetros da cidade de Parnaíba, no Piauí e a 1500 quilômetros a nordeste de São Luís, na Maranhão.

O abalo foi registrado por sismógrafofs em todo o mundo, incluindo a estação RCBR, mantida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ainda não há notícias de que o evento tenha sido sentido nas cidades costeiras brasileiras e também não houve alertas de tsunamis. Considerando-se a intensidade do abalo, o fenômeno não deve ter elevado em mais de dois centímetros o nível do mar, mas pequenos efeitos do tremor podem ter sido sentidos pela população de Fernando de Noronha.

A região onde ocorreu o evento situa-se na interface entre as placas tectônicas sul-americana e africana, abaixo da dorsal Meso-Atlântica, a maior cadeia de montanhas do planeta, onde os tremores de média e alta intensidade ocorrem com freqüência.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles