Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Terremotos
Sábado, 20 dez 2008 - 18h59

Tremor de 3.5 graus atinge o norte do Ceará

Enviada por Francisco Cesar Fontenele Saldanha

Depois de meses de tregua, um novo tremor atinge a zona norte do Ceará. O tremor ocorreu por volta de 00:30h do dia 19/12/2008, horário local (01:30h, horário de Brasília) no lugar de sempre: na localidade de Jordão, distrito da cidade de Sobral - CE.

Horas depois, técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) coletaram todos os dados registrados pelo sismógrafo instalado na região, onde foi registrado tremor de intensidade 3,5 graus na escala Richter.

De acordo com o técnico da UFRN, Eduardo Alexandre de Menezes, nos arredores da Serra do Jordão estão instalados 7 estações sismológicas (6 digitais e 1 analógica) e a Universidade pode coletar o tremor sem a necessidade de estar no Ceará. “Essas estações estão interligadas a um computador do Laboratório Sismológico da UFRN, e através de um programa específico, a gente tem como acompanhar a vibração da terra”, disse Eduardo.

Sobre a reação dos moradores, os mesmos reagiram com tranqüilidade, pois há tempos já conhecem os tremores na região. O tremor não causou dano percebível, é possível que tenha causado apenas rachadura em algumas casas, já que o epcentro nem sempre acontece em região habitada.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire