Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Terça-feira, 22 jan 2013 - 08h22

Atenção: Descartado possível terremoto na costa de Recife, PE

Atualização: 22 jan 2013 às 09h02 BRST
Tremor na costa brasileira não aconteceu
O Apolo11 e Painel Global não confirmam o tremor na costa de Recife. Esse evento não ocorreu e sua divulgação foi um erro na avaliação do USGS, nos EUA.
Como informado no artigo anterior, seria praticamente impossível um evento dessa magnitude não ser sentido nas cidades costeiras do Nordeste do Brasil.
O sismograma registrado pela estação RCBR é provavelmente de outro tremor, ocorrido na Indonésia quase que ao mesmo tempo.
Pedimos aos nossos leitores que ignorem esse "falso terremoto".


Possível terremoto de 5.8 graus é registrado na costa de Recife
Um terremoto ainda não confirmado de 5.8 magnitudes foi registrado na noite de segunda-feira a apenas 112 km de Recife, PE. A localização do evento é bastante rara e apesar da forte intensidade, os efeitos foram pouco sentidos nas cidades costeiras.

Terremoto em Recife
Clique para ampliar

O forte tremor foi localizado a 15 km de profundidade, abaixo das coordenadas 7.647°S e 33.976°W, aproximadamente a 112 km de Recife, 120 km de João Pessoa, PB, e 210 Km de Campina Grande, PB.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, o evento ocorreu às 22h34 UTC (20h30 pelo horário de verão brasileiro) e sua magnitude foi estimada em 5.8, com energia equivalente à detonação de 7500 toneladas de TNT ou 1/3 da força de uma bomba atômica similar à que destruiu Hiroxima em 1945.

Sismograma terremoto em Recife
Clique para ampliar

Apesar da forte intensidade, os efeitos do tremor foram pouco sentidos nas cidades litorâneas, muito provavelmente por ter sido registrado além da plataforma continental. Por outro lado, mesmo que atenuadas, as onda sísmicas deveriam chegar à costa com intensidade suficiente para serem percebidas pelas populações locais, por isso o Apolo11 não descarta a possibilidade desse registro ser um erro de avaliação do USGS.

Se o tremor for confirmado, terá sido um evento extremamente raro, sem registro similar em nosso banco de dados.


Artes: No topo, localização do evento de acordo com o site Painel Global. Acima, possível registro do tremor pela estação sismográfica RCBR, localizada no Rio Grande do Norte pertencente à UFRN. Créditos: USGS, Painel Global, UFRN, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire