Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Terremotos
Quarta-feira, 21 mai 2008 - 17h08

Terremotos voltam a atingir o norte do Ceará

Novos abalos voltaram a ser sentidos próximos à região cearense de Sobral, no norte do estado, na tarde desta quarta-feira, 21 de maio.

Leia abaixo emails enviados por moradores da região:

Pedro Álvaro Pereira Pinto - 18h54

O tremor sentido em Fortaleza, por volta das 16 horas desta quarta-feira, foi reflexo de abalo sísmico de 4.5 graus na escala Richter ocorrido minutos antes em Sobral, segundo o técnico de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Meneses.

Meneses afirma que só um abalo bastante forte em Sobral poderia ter reflexo na Capital, a 220 km da cidade. Ainda nesta quarta-feira, uma comissão da UFRN vai ao epicentro do tremor para analisar as informações colhidas pelos aparelhos sismológicos. Na região de Sobral em que deve ter sido o epicentro chove bastante e os bombeiros informaram que houve desabamento parcial de paredes e deslocamento de telhas.

Bruno Costa Castro Alves - 18h44

Foi sentido um tremor que durou aproximadamente uns 6 segundos em Fortaleza às 16:19h.No edifício em que moro (no bairro Meireles, 4º andar), os móveis, a cama e a TV ficaram balançando, segundo relatos do meu pai, Dário Lopes de Castro Alves.

Francisco Cesar Fontenele Saldanha - 18h43

A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) divulga a intensidade do tremor que ocorreu nesta quarta (21/05/2008): a intensidade foi de 4,5 graus na escala Richter e teve duração de 10 segundos. Alguns moradores da região próxima ao epcentro, no distrito sobralense de Jordão, passaram mal.

O tremor desta quarta foi o maior de todos ocorrido em 2008.

Francisco Cesar Fontenele Saldanha - 17h30

2 novos tremores foram registrados nesta quarta-feira (21/05/2008) na cidade de Sobral, sendo que o primeiro, ocorrido as !6:24h, foi de maior intensidade e foi sentido em vários municípios do litoral e até mesmo em Fortaleza e o segundo foi sentido cerca de 10 minutos depois.

Moradores de 3 bairros da capital cearense afirmam ter sentido o tremor, além de ter sido sentido na sede do Jornal Cearense O POVO, um dos principais jornais do Estado.

É bem provável que o primeiro tremor desta quarta (21/05/2008) tenha sido o maior de todos que ocorreu esse ano, mas por enquanto (17:30h), não foi divulgado a intensidade registrada pelo sismógrafo instalado na região pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Pedro Álvaro Ferreira Pinto - 16h47

Dois novos tremores voltaram a abalar o norte do Ceará, Sobral, hoje, agora, 21 de maio, o primeiro as 16h 23, sendo este mais intenso e duradouro, e o segundo as 16h 26 min, sendo sentido por toda a cidade de Sobral . Vários moradores de cidades vizinhas afirmaram ter sentido o tremor, todo mundo por aqui ficou apreensivo.

Pedro Miranda - 16h31

Olá às 16:25 tremeu aqui em Viçosa do Ceará, duas vezes em um intervalo de 2 minutos no máximo, eu estava no chat do #sobral mirc e o pessoal lá comentou o mesmo, sobral em pânico.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates