Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Terremotos
Terça-feira, 30 set 2008 - 16h32

Tremor de 3 graus é sentido no Triângulo Mineiro

Um tremor de aproximadamente 3,1 graus na escala Richter foi sentido por moradores de Uberaba, no Triângulo Mineiro, no início da tarde desta segunda-feira. O terremoto foi identificado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) e ocorreu às 12h19min (horário de Brasília).

O tremor também foi sentido em outras cidades como Delta, Nova Ponte, Santa Juliana, Conquista, Sacramento e ainda em Igarapava, no Estado de São Paulo, em um raio de 50 km.

A central de operações dos bombeiros de Uberada recebeu diversos telefonemas de moradores assutados, mas não houve registros graves de danos materiais ou feridos. Alguns moradores contam que o tremor causou um estrondo e chegou a derrubar utensílios domésticos.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o epicentro estaria localizado próximo às cidades de Delta e Uberaba. Técnicos continuam monitorando a região, embora seja pouco provável uma nova ocorrência do fenômeno, é preciso relembrar o episódio de Itacarambi.

"No ano passado tivemos um terremoto de 3,5 graus na escala Richter meses antes do evento mais forte em Itacarambi, que arrasou o povoado da região. É raro, inesperado, mas é possível", avalia George Sand, professor e chefe do departamento sismológico da UNB.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud