Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Mais de 200 terremotos sacodem o Japão e matam 17 pessoas

24 de outubro de 2004, 09h00 - A defesa civil do Japão informou na manhã de hoje que 17 pessoas morreram e aproximadamente mil estão feridas em conseqüência dos violentos terremotos que atingiram o norte do país neste sábado, 23.

250 mil residências estão sem energia elétrica e 61 mil pessoas deixaram suas casas na região de Niigata, seriamente atingida. Os serviços de gás e fornecimentos de água estão suspensos temporariamente em muitas áreas.
Diversas estradas estão seriamente comprometidas (foto).

O serviço de trens-bala, que liga Tóquio a Niigata está parado, depois que um dos trens, Toki 325, descarrilou entre Urasa e Nagaoka. Segundo a empresa responsável, será muito difícil restabelecer o serviço nos próximos dias.

Durante todo o dia de ontem diversas emissoras japonesas de televisão mostravam imagens "ao vivo" onde os apresentadores apareciam tremendo junto aos cenários, enquanto tentavam informar a população, em plantões de notícia.

O principal abalo, que atingiu 6.9 na escala Richter, ocorreu às 08h56 UTC (05h56 horário local), ao longo da costa do mar do Japão, aproximadamente a 85 km de Niigata, na ilha de Honshu (gráfico à esquerda).

Segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, o epicentro teve origem sob as coordenadas 37.19 N e 138.81 W, a uma profundidade de 15 km. O violento tremor produziu uma série de outros abalos, conhecidos por after-shocks, quatro deles superiores a 6.1 graus, e pelo menos 240 eventos de menor intensidade. Os abalos pararam somente às 09h00 local.



Região geologicamente ativa

As ilhas do Japão situam-se em uma região geologicamente ativa conhecida como Anel de Fogo, onde vulcões e terremotos são muito freqüentes (gráfico abaixo).

Os terremotos no Japão são causados pelo movimento de placas tectônicas maiores e menores, que incluem a placa do Pacífico, placa do mar das Filipinas, a placa okhotsk e a placa Amur e podem acontecer devido ao deslizamento entre essas placas ou em falhas que causam algum afastamento entre elas.

O forte terremoto de sábado (23) ocorreu dentro da placa Okhotsk, aproximadamente 350 km a leste da vala do Japão, onde o deslizamento da placa do Pacífico causa o esmagamento de parte da placa Okhotsk, em um processo conhecido por subducção.

Nos últimos 30 anos, diversos terremotos significativos ocorreram próximos ao local do terremoto de sábado. Em junho de 1964 um evento de 7.4 graus de magnitude ocorreu 125 km ao norte, matando 36 pessoas. Em abril de 1995, outro abalo, de 5.4 graus Richter, 90 km ao norte, matou pelo menos 39 pessoas.

No século passado o Japão sofreu nove terremotos devastadores, que mataram pelo menos um milhão de pessoas, incluindo o terremoto de 1923, onde 143 mil pessoas foram mortas e o mais recente, em 1995, atingiu a cidade de Kobe, matando 5.500 pessoas


Leia também
20 Mar 2005 - Forte terremoto atinge o japão, matando uma pessoa e ferindo mais de 450
17 Jan 2005 - Comemorações marcam 10 anos do terremoto de Kobe



IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière