Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Segunda-feira, 2 abr 2018 - 11h10

Forte terremoto na Bolívia sacode prédios em São Paulo e diversas cidades

Um forte terremoto de 6.8 magnitudes ocorrido a 10 km de Carandayti, na Bolívia, fez tremer diversos bairros na cidade de São Paulo. O hipocentro foi a 557 km de profundidade e mesmo assim foi sentido em diversas cidades.

Forte terremoto sacode Bolívia, a 10 km de Carandayti

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um intenso abalo sísmico foi registrado 10 km a norte-nordeste de Carandayti, às 10h40 pelo horário de Brasília (02/04/2018). O violento abalo teve seu epicentro localizado sob as coordenadas 20.66S e 63.01W, a 557 km de profundidade.

O tremor foi fortemente sentido em áreas áltas da capital paulista, mas há relatos de cidades vizinhas que repercutiram a passagem das ondas sísmicas. Em Brasília o tremor foi sentido e fez balançar lustres.

O tremor também foi sentido em São carlos, interior paulista. Segundo Critian Sardannelli, moradores que moram em predios também sentiram o tremor, que foi noticiado por uma radio local.


Pêndulo Invertido
É comum que abalos sísmicos fortes que ocorrem em grandes profundidades sejam sentidos a longas distâncias. O efeito se parece com aquele observado em um pêndulo invertido ou em uma vara, em que pequenos impulsos na extremidade inferior são amplificados na extremidade oposta.

Muita Força
Um terremoto de 6.8 pontos de magnitude libera a mesma energia que 12 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 237720 toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles