Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quinta-feira, 17 dez 2009 - 12h27

Tornado de médio porte é registrado em Campo Grande (MS)

Um tornado foi captado por moradores de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na tarde da última terça-feira (15). Meteorologistas da Estação Meteorológica da Uniderp/Anhanguera classificaram o fenômeno como de médio porte e estimaram sua velocidade entre 90 a 100 quilômetros por hora.


Clique para ampliar

O tornado se formou em decorrência da combinação de temperaturas elevadas e passagens de frentes frias pela Região Centro-oeste do Brasil, que propiciam a formação de nuvens com grande velocidade e rotação intensa, segundo as explicações do meteorologista e professor Natálio Abraão Filho.

O tornado foi observado na região do São Francisco e Monte Castelo, durou poucos minutos e não chegou a tocar o solo.

O fenômeno é pouco comum em Campo Grande. O último tornado registrado na capital aconteceu há quatro anos e provocou estragos no aeroporto local.

Os tornados podem provocar grande destruição quando tocam o solo. Em seu caminho, levam tudo o que encontram pela frente e deixam um rastro de destruição. O meteorologista Abraão Filho esclarece ainda que tornados podem se formar em qualquer lugar do mundo, mas prever a ocorrência do fenômeno é bastante difícil.


Foto: Imagem do tornado ocorrido terça-feira (15/dez), visto a partir do bairro Monte Castelo. Crédito: Campogrande News/Claudiney Guimarães Alves.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio