Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Quarta-feira, 21 mai 2014 - 09h55

Vídeo: Caçadores de tornados registram nascimento da supercélula

O tornado é um dos mais intensos e dramáticos fenômenos da natureza, com energia capaz de varrer quarteirões inteiros em poucos minutos. Sua formação é monstruosa e seu registro uma mistura de coragem e conhecimento.

O tornado começa como parte de uma larga e escura tempestade, acompanhada por fortes correntes de ar rotativos ascendentes que giram no interior da nuvem. Esse sistema meteorológico é conhecido como mesociclone ou supercélula.

Os mesociclones podem ser bastante intensos e produzir chuvas torrenciais, granizo, ventos rodopiantes e muitas vezes os tornados. Geralmente, as supercélulas são encontradas isoladas de outras tempestades locais e se deslocam rapidamente pela ação dos ventos dominantes.

Encontrar e registrar as supercélulas é o trabalho de diversos pesquisadores em grande parte do mundo, especialmente nos EUA, onde grupos conhecidos como caçadores de tempestades arriscam a própria vida na tentativa de registrar o mais perto possível a formação das supercélulas e um possível tornado.

Neste vídeo, feito pelo grupo Basehunters Chasing, vemos toda a sequência de formação de uma supercélula, ocorrida acima do leste do estado americano de Wyoming em 18 de maio de 2014.

Durante a parte do meio do vídeo a gigantesca supercélula toma uma ar verdadeiramente assustador ao rodopiar sobre os caçadores sua gigantesca base plana, uma espécie de muralha de força e imponente respeito.



Arte, vídeo mostra a formação de supercélula sobre os EUA. Créditos: Basehunters Chasing, Apolo11.com>







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire