Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Curiosidades e Conhecimento
Quinta-feira, 9 ago 2018 - 10h57

Vídeo: Fenômeno raro, tornado de fogo é registrado na Inglaterra

O tornado de fogo se formou durante um forte incêndio que atingiu uma fábrica de plásticos nos arredores de Leicestershire, no centro-leste da Inglaterra. O fenômeno é bastante raro e destruidor e em alguns casos pode lançar chamas a mais de 160 km/h.


Assista ao vídeo em nosso canal Apolochannel

Os tornados de fogo, também chamados de redemoinhos de fogo, se formam quando uma corrente de ar frio é aspirada a partir do topo de uma coluna de ar muito quente, produzida pelas chamas. O efeito é muito parecido ao vórtice de um tornado comum e em raros casos pode superar 1 quilômetro de altura.

Diferentemente de tornados de fogo que se formam a partir de incêndios florestais, o tornado de fogo de Leicestershire se originou a partir de um incêndio industrial. De acordo com o serviço de Incêndio e Resgate local,foram empregados cerca de 50 bombeiros para dominar as chamas.

A maioria dos grandes tornados de fogo surgem quando estão presentes fortes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Nas suas formas mais brandas, o fenômeno têm de 10 a 50 metros de altura e poucos metros de largura e não duram mais que alguns segundos. Na sua forma mais violenta podem atingir dois quilômetros e conter ventos superiores a 160 km/h, com mais de 20 minutos de duração.

Clique para ver o vídeo


Embora sejam raros, os tornados de fogo podem ser avassaladores, como o ocorrido em 1923 após o grande terremoto de Kantō,, no Japão. O fenômeno foi tão intenso que provocou uma tormenta de fogo do tamanho de uma cidade, que ceifou a vida de 38 mil pessoas em apenas quinze minutos, na região de Hifukusho-Ato, Tóquio.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis