Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Tsunamis
Segunda-feira, 28 mar 2005 - 15h30

Alerta de tsunami: terremoto extremamente forte atinge a costa noroeste de Sumatra

Já passa de 50 o número de mortos devido ao terremoto em Sumatra

Segunda-feira, 18h13 - As vítimas se concentram na ilha de Nias, a oeste da costa de Sumatra. USGS eleva a magnitude do sismo, registrado por sismógrafos brasileiros.

Já passa de 50 o número de mortes causadas pelo intenso terremoto que atingiu a costa oeste de Sumatra durante a madrugada local. As vítimas se concentram na ilha de Nias, localizada a 140 km a sudoeste de Sibolga, na costa oeste de Sumatra. Em Nias vivem aproximadamente 75 mil pessoas.

Segundo o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o abalo foi recalculado e sua intensidade alcançou 8.7 graus na escala Richter, o mais violento desde o último dia 26 de dezembro.

Duas horas após o abalo principal, que ocorreu às 13h09 (Hora de Brasília) um novo tremor, de 6.3 graus Richter, também atingiu a ilha de Nias.

O abalo foi um dos maiores já registrados e pode ser detectado por todos os sismógrafos ao redor do mundo. Um dos equipamentos, instalado no Rio Grande do Norte ficou aparentemente descontrolado, como podemos ver no sismograma abaixo.


Segunda-feira, 15h30 - Um terremoto de 8.2 graus Richter ocorreu às 16:09 UTC (13h09 Hora de Brasília) na costa noroeste da ilha de Sumatra na Indonésia.

Segunda o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o sismo se deu a 30 km de profundidade, sob as coordenadas 2.09 Ne 97.02 E, ou aproximadamente a 205 km a oeste-noroeste da cidade de Sibolga, ao norte de Padang.

O centro de alertas contra tsunamis do Pacífico informou que o terremoto tem o potencial de provocar "uma onda gigante devastadora" e as autoridades deveriam tomar uma ação imediata, inclusive a retirada das pessoas das linhas costeiras dentro de mil quilômetros do epicentro. Segundo o centro do Pacífico, as autoridades devem manter os níveis de alerta por três horas.

Imagens da rede de TV CNN, divulgadas neste momento, mostram que a população de diversos países banhados pelo oceano Índico estão deixando suas casas. O trânsito nas estradas é caótico.

O abalo de hoje se deu onze dias após os cientistas divulgarem alertas informando sobre a possibilidade da região de Sumatra sofrer um novo grande tremor nos próximos dias. Segundo os cientistas, o evento poderia ser tão violento quanto o de 26 de dezembro do ano passado, quando um terremoto de 9.0 graus na escala Richter provocou o maior desastre natural da era moderna.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles