Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Tsunamis
Sexta-feira, 14 jan 2005 - 10h40

Tsunami faz cidade desaparecer na Indonésia

14 Jan 2005, 10h40 - Na Indonésia, o país mais atingido pelo tsunami na Ásia, uma cidade não foi somente destruída, mas desapareceu. Três semanas após a tragédia, apenas 323 corpos foram encontrados em Calang, onde 7,3 mil pessoas viviam. Segundo reportagem do jornal The New York Times, não há sinal de 5.627 pessoas desaparecidas.

De cada dez moradores, oito desapareceram. "Isso parece impossível", diz uma estudante, Suhardi, 20 anos, ainda abalada pelo maremoto.

As ondas gigantes deixaram pouca coisa após a passagem, nem pessoas, nem casas, conta o jornal. As fundações das construções foram uma das poucas coisas que restaram. Sobraram alguns destroços, menos do que se esperava já que todas as casas, cafeterias, restaurantes e mesquita foram destruídas até a fundação. A exceção é uma mansão de um morador rico, que agora se resume a algumas paredes e colunas brancas.

Calang é um dos muitos vilarejos na costa oeste da província de Aceh que foram retiradas do mapa na Indonésia, o país mais próximo do epicentro do terremoto. Em uma cidade ao sul, Kreung Sabe, metade dos moradores morreu e a maioria dos 4,4 mil sobreviventes ficaram sem casa.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire