Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Segunda-feira, 30 ago 2010 - 16h20

Após 400 anos, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia

Passa de 20 mil pessoas o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas, depois que o vulcão Sinabung entrou em erupção na Indonésia A montanha estava adormecida desde o ano de 1600 e no último domingo (29 de agosto) voltou à atividade, lançando cinzas e fumaça a uma altura de 1500 metros.

Moradores locais contaram que alguns minutos antes da erupção, uma espessa camada de magma foi vista saindo da cratera de Sinabung. Algumas horas depois da explosão as cinzas já haviam se espalhado e atingido 30 quilômetros de distância desde o topo da montanha.

Localizado 2460 metros acima das coordenadas 3.17 N, 98.392 E, Sinabung é um vulcão do tipo estrato, formado pela deposição de material piroclástico ejetado durantes atividades passadas. Seu cume é composto de quatro crateras, sendo a maior delas com 300 metros de diâmetro, seguida de outra depressão com 150 metros de diâmetro que abriga um lago.

Apesar de Sinabung ter entrado em erupção praticamente sem emitir sinais e pegar a população de surpresa, a explosão da montanha não foi acompanhada de pânico. O país tem mais de 130 vulcões ativos e os indonésios são bastante acostumados às erupções vulcânicas, comuns em toda a ilha.


Foto: No topo, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia após 400 anos. Crédito: Reprodução sob licensa de Abola.pt/Youtube.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire