Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quarta-feira, 9 mai 2018 - 10h04

Implacável, lava do vulcão Kilauea avança sobre casas e carros

Embora a erupção do vulcão Kilauea tenha cessado na terça-feira, a carga de lava continua em movimento. Além disso, os gases ainda emanam de enormes fissuras que chegam a mais de 4 km.

Avanco da lava do vulcao Kilauea atinge casas e carros no Havai
Avanço da lava do vulcão Kilauea atinge casas e carros no Havaí, após erupção de 3 de maio de 2018.

De acordo com o USGS, Serviço Geológico dos EUA, a pausa da erupção é temporária e tudo indica que novas fontes de lava devem surgir das fissuras.

A montanha entrou em atividade na última quinta-feira, 3 de maio, após um aumento significativo de tremores harmônicos esporádicos, seguido de emissões de vapor e lava acima do nível considerado comum para o Kilauea.

Tremores harmônicos são assinaturas típicas observadas nos registros sismográficos e indicam que o magna está fluindo dentro das cavidades da montanha, o que pode significar uma possível erupção.


Assista ao vídeo da erupção do Kilauea

Medições feitas na terça-feira indicam que a montanha continua a se inclinar, mas o nível do lago de lava baixou, já que não há fluxo ativo sendo liberado, lembrando que Lava é o nome dado ao magma subterrâneo após o mesmo ter sido expelido. Consiste em material geológico em fusão, com temperatura variando entre 600 °C e 1250 °C.

As réplicas (aftershocks) do terremoto de magnitude 6,9 registrado na sexta-feira continuam e segundo o USGS são esperados mais tremores. Foram observadas quedas de rochas dentro da cratera Halema Umau e emissões intermitentes de cinzas. De acordo com o órgão, a sismicidade no cume do Kī,lauea permanece elevada.

Informações divulgadas pelo centro de vulcanologia do Havaí afirmam que desde a primeira erupção foram registradas 12 novas fissuras nos flancos e paredes internas. A Defesa Civil local informa que pelo menos 35 casas foram destruídas pelo avanço da lava. Mais de 10 mil pessoas foram evacuadas.


Vulcão Kilauea
O Kilauea é considerado o maior vulcão ativo do mundo. Se ergue 1247 metros acima do nível do mar e fica localizado no Parque Nacional de Vulcões, no Havaí.

Em dezembro de 2005, uma gigantesca parede rochosa se rompeu, criando um abismo de 18 metros à beira do oceano Pacífico.

Em seu topo existe uma grande caldeira em forma de cúpula medindo 4 km x 3,2 km, com paredões que chegam a 120 metros de altura.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Nada é pequeno demais para uma criatura tão pequena quanto o homem" - Samuel Johnson