Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Terça-feira, 28 nov 2006 - 09h38

Monte Etna volta a dar sinais de erupção

Um dos mais ativos vulcões da Terra, o Monte Etna, voltou a dar sinais atividade. No último final de semana, em órbita sobre o sul da Itália, o satélite de sensoriamento Aqua captou esta imagem, que mostra uma espessa coluna de fumaça e cinzas vulcânicas.

A atividade vulcânica fez com que as autoridades locais fechassem o principal aeroporto no leste da Ilha da Sicília, onde se localiza o vulcão.

A imagem, captada no dia 24 pelos sensores MODIS de resolução moderada, a bordo do satélite, mostra a escura pluma vulcânica marrom-avermelhada soprando desde o topo da montanha na direção sudeste, onde gradualmente parece se dissipar.

Utilizando sensores térmicos, o satélite também detectou pontos quentes no cume da montanha, contrastando com as temperaturas mais baixas nas áreas ao redor.

Na imagem, a região costeira do sul da ilha aparece em cores azuladas, provavelmente devido aos sedimentos trazidos à tona pelas ondas ou levadas ao mar Mediterrâneo pela fluxo fluvial. O sedimento é altamente refletivo quando visto em diferentes comprimentos de onda, por isso se destaca contra as águas mais rasas.


Monte Etna
O Monte Etna se localiza na ilha da Sicília, no sul da Itália, sobre as coordenadas 37.73N e 15.00 E, e se eleva a 3350 metros acima do mar.

O Etna tem o maior número de erupções documentadas, marcadas por uma grande variedade de estilos de erupções. O primeiro registro de sua atividade é do ano de 1500 antes de Cristo e o mais recente, de julho de 2006

Em 1669, uma grande erupção destruiu completamente as cidades de Nicolosi e Catânia em apenas 15 dias. Em 1971 outra violenta explosão detruiu o observatório vulcanológico e em 1979 outro evento ceifou a vida de nove pessoas.

O Etna é um vulcão do tipo escudo ou blindado, formado por grandes estruturas vucânicas com amplas áreas de cumes e flancos de pequena inclinação. O nome escudo refere-se ao perfil muito semelhante a um "escudo de guerreiro". A montanha é basicamente constituída de fluxos basálticos de lava.

Quer ver mais imagens como esta? Consulte nosso banco de imagens!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis