Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quarta-feira, 27 dez 2006 - 09h09

Satélite Goes capta atividade do vulcão Soufriere Hills

A imagem abaixo, feita pelo satélite geoestacionário GOES-12 de uma altura de 36 mil quilômetros, indica nova atividade do vulcão Soufriere Hills.

Captada na tarde de ontem (26), a foto mostra um delgada pluma de fumaça e cinzas vulcânicas sendo sopradas na direção oeste da montanha.

Localizado na ilha caribenha de Montserrat, ao norte da América do Sul, o vulcão Soufriere Hills entrou em erupção pela primeira vez em 18 de julho de 1995 e desde então mantém períodos intercalados atividade sísmica.

Elevando-se 915 metros sobre as coordenadas 16.7 N e 62.2 W, a montanha é um vulcão do tipo estratovulcão, formado por camadas depositadas umas sobre as outras, originadas de erupções passadas.

A erupção de 1995 destruiu a capital Plymouth e deixou a ilha de Montserrat praticamente desabitada ao forçar os habitantes a deixarem a região. Outra grande explosão em 1997 matou 20 pessoas e destrui por completo a pista do aeroporto local, arrasando de vez com a indústria de turismo local. Em 2003 outra forte erupção destrui o topo da montanha, lançando ao mar gigantescas quantidades de material piroclástico.

Fotos: Nas imagens acima vemos três momentos da erupção de 2003, quando a explosão arrancou o domo da montanha. As imagens mostram a montanha com e sem seu topo. A terceira foto, vista acima, mostra milhares de toneladas de material piroclático que foram lançadas ao mar após a explosão. Créditos Steve O'Meara e Montserrat Volcano Observatory/British Geological Survey.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles