Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quarta-feira, 4 jun 2008 - 10h26

Vulcão Chaitén continua em atividade na Cordilheira dos Andes

O vulcão Chaitén, que entrou em estado de erupção no último dia 2 de maio de 2008, continua lançando na atmosfera grande quantidade de cinzas e poeiras vulcânicas. A imagem mostrada foi feita no dia 31 de maio de 2008 pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua e revela uma gigantesca coluna de fumaça sendo soprada na direção leste da montanha.

A cor branca da coluna de partículas sugere a predominância de vapor d´água, enquanto o ponto destacado em vermelho aponta um anômalo ponto quente detectado pelo sensor infravermelho do satélite, indicando temperatura de superfície acima do normal naquele local.

O céu claro sobre a região costeira permite observar que a maior parte da área litorânea está repleta de cinza vulcânica, caracterizada pela cor cinza-bege.

Um boletim emitido no dia 30 de maio pelo Serviço Nacional de Geologia, do Chile, informou que os ventos já haviam dispersado grande parte da poeira vulcânica ao longo da costa de Chaitén e Chumildén em direção ao norte. O boletim também explicou que apesar da atividade sísmica haver regredido, a possibilidade de novas erupções não poderia ser descartada.


O Vulcão
Situado na Cordilheira dos Andes, entre a Argentina e o Chile, o vulcão Chaitén ergue-se a 962 metros de altitude sobre as coordenadas 42.833 S e 72.646 W, acima de um maciço de rocha do mesmo nome, 10 quilômetros a nordeste da cidade de Chaitén, no Golfo do Corcovado.

Sua larga caldeira de 3.5 quilômetros de diâmetro contém um domo formado por lava obsidiana, de aspecto vítreo. Devido à altitude, seu cume e também parte da encosta são normalmente cobertos de neve. O piso da caldeira é ocupado por dois lagos, ao norte e oeste do domo de lava.

A erupção de 2 de maio marcou o fim de um período de inatividade de aproximadamente 9 mil anos. A última explosão pirotécnica registrada pela montanha remonta ao ano de 7420 AC.

Foto: Imagem tomada pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua no dia 31 de maio de 2008 mostra as cinzas e fumaças do vulcão Chaitén sendo sopradas em direção leste. Crédito: Nasa/Modis.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco