Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Sexta-feira, 18 jan 2008 - 09h35

Vulcão Galeras na Colômbia, entra em erupção

O vulcão Galeras, localizado na Colômbia, próximo a fronteira com o Equador, entrou em erupção nesta quinta-feira após vários tremores que assustaram a região de Pasto. Os tremores causaram pânico aos moradores dos edifícios mais altos.

De acordo com técnicos da Rede Sismológica Nacional foi registrada uma explosão muito forte por volta das 23h16, (hora de Brasília), na cratera do vulcão, a cerca de 900 quilômetros a sudoeste de Bogotá. A cratera lançou alguns pedaços de rocha fundida e pedras incandescentes. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos, segundo fontes oficiais.

O Galeras não apresentava forte atividade assim há 15 anos. O vulcão que tem uma altitude de 4.276 m, entrou em atividade em 1988 com pequenos sismos, emissão de gases e uma densa coluna de fumaça.

O governador de Nariño, Antonio Wolff, pediu "tranqüilidade e calma". Nos arredores do vulcão vivem cerca de 8 mil pessoas. Ele garantiu que por enquanto a situação é de "absoluta normalidade" e que "não há ameaça para a população". O prefeito de Pasto chegou a ordenar a retirada dos moradores, mas a maior parte da cidade não corre perigo, afirmou o diretor do centro sismológico da Colômbia, Fernando Gil.

Em novembro do ano passado as autoridades colombianas evacuaram a área de risco do Galeras, devido ao risco de uma erupção. O Galeras é um dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard