Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Terça-feira, 06 nov 2007 - 11h25

Vulcão Kelud entra em erupção na Indonésia

O vulcão Kelud entrou em erupção em Java, na Indonésia, nesta madrugada. A região estava em alerta máximo há três semanas.

Às 6horas, horário local, foi observado a "lava saindo do lago da cratera", confirmou Saut Simadutan, especialista do Centro Nacional de Vulcanologia na cidade de Bandung. "Estamos registrando um tremor vulcânico prolongado, com uma grande amplitude máxima, de 20 milímetros, e há uma coluna de vapor de um quilômetro de altura", completou o especialista.

A equipe de observação do vulcão, disse ainda que a cratera está bloqueada por restos de lava petrificada da última erupção, em 1990. Existe a hipótese de Kelud precisar gerar muita energia para expulsar o magma que bloqueia a cavidade do vulcão. Com o excesso de pressão, a erupção pode ser mais intensa e destrutiva.

No fim de semana, Kelud começou a dar sinais de aividade, mas acabou não entrando em erupção. Milhares de famílias que moram nos arredores do vulcão já foram orientadas a deixarem suas casas, porém muitos ainda se recusam a sair.

Kelud tem 1.713 metros de altura e é considerado um dos 10 vulcões mais perigosos do mundo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates