Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Sexta-feira, 26 jan 2018 - 09h41

Vulcão Mayón explode e obriga evacuação em massa nas Filipinas

Monte Mayón é um estratovulcão extremamente violento e o mais ativo das Filipinas. Já entrou em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos e soterrou a cidade de Cagsawa durante a erupção de 1814.

Monte Mayon em erupcao em 2018
A erupção do Monte Mayón ocorreu em 23 de janeiro de 2018, na cidade de Luzon, Filipinas.

Na última terça-feira, 23 de janeiro, Mayón entrou novamente em atividade e com medo de uma tragédia, autoridades filipinas evacuaram cerca de 70 mil pessoas e fecharam os aeroportos das cidades de Legazpi e Naga.

Mayón se localiza na ilha de Luzón, nas Filipinas. É um estratovulcão com 2460 metros de altura, de cone perfeitamente simétrico, formado por fluxos piroclásticos e escoamentos de lava produzidos ao longo do tempo. Devido à simetria de seu cone, muitos consideram Mayón ainda mais belo que o Monte Fuji, no Japão.

Monte Mayon em Erupcao em 2018

Erupção Mais Destrutiva
A erupção mais destrutiva de Monte Mayón ocorreu em 1 de fevereiro de 1814, com Índice 4 de Explosividade Vulcânica (VEI=4). Na ocasião, as cinzas escuras bombardearam com tephra a cidade de Cagsawa, situada no pé da montanha.

Cume perfeito do Monte Mayon
O cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. Alguns quilômetros a sul do vulcão situa-se a cidade de Legazpi.

As árvores queimaram e os rios ficaram bloqueados. Áreas próximas também foram devastadas pela erupção, com acúmulo de cinzas que chegou a 9 metros de espessura. Em Albay, 2200 pessoas morreram no que é considerada a erupção mais letal na história de Mayón.

Acredita-se que a erupção tenha contribuído para o acúmulo de cinzas atmosféricas geradas pela catastrófica erupção do Monte Tambora, em 1816, que ficou conhecido como o Ano Sem Verão.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates