Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quinta-feira, 10 jan 2008 - 11h12

Vulcão Tungurahua pode ter nova erupção em 15 dias

O Instituto Geofísico do Equador fez um alerta nesta quinta-feira (10), para o aumento acelerado da energia no interior do vulcão Tungurahua, que pode resultar uma nova explosão em uma ou duas semanas.

"Estamos em uma ascensão rápida, acelerada da energia e neste ponto não podemos descartar no período de uma ou duas semanas explosões similares às que ocorreram em 14 a 16 de julho de 2006", afirma Hugo Yepes, diretor do Instituto Geofísico. Na ocasião, em 2006, aconteceu uma das duas explosões de maior magnitude em nove anos de atividade do vulcão.

De acordo com Yepes, desde outubro de 2007, a atividade interna e externa do vulcão Tungurahua já começou aumentar. O especialista afirma ainda que desde o dia 3 de janeiro a quantidade de explosões aumentou e até o momento foram contabilizadas cerca de 300, um número alto na comparação com o mês de novembro, quando foram registradas quatro ou cinco explosões por dia.

A atividade do vulcão em julho de 2006 obrigou a evacuação de milhares de moradores dos arredores e causou a perda de cultivos e imóveis.

Foto: Erupção do Tungurahua ocorrida em 14 de julho de 2006. Crédito: Kenichi Yakoe, Santiago Arais, Lorena Goméz Jurado.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin