Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quinta-feira, 18 mar 2010 - 20h48

Vulcão de Concepción registra grande atividade na Nicarágua

O vulcão de Concepción, na Nicarágua, apresentou 49 explosões de gases e cinzas nos últimos dez dias, informou o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), nesta quinta-feira (18). Segundo o Instituto, uma coluna de gases atingiu uma altura de 600 metros na tarde de ontem. As outras explosões não tinham passado dos 100 metros de altura.

Vulcão Concepción e Maderas na Ilha Ometepe
Clique para ampliar

"Observamos que o movimento constante dos gases do vulcão segue aumentando. O mesmo se observou com as exalações de gases, que se mantiveram constantes", publicou o Ineter.

Um posto de vigilância e uma estação sísmica localizados na Ilha de Ometepe, a maior das duas ilhas do Lago Nicarágua vão continuar monitorando a atividade do vulcão. As comunidades de Moyogalpa e Los Angeles já foram afetadas pela fumaça. A Defesa Civil e o Exército estão prontos para qualquer plano emergencial de evacuação da ilha. Na região moram 37 mil pessoas.

O Instituto recomendou aos habitantes da ilha que cubram os alimentos e recipientes de água para evitar a contaminação pelos gases expelidos pelo vulcão.


Concepción
O vulcão Concepción tem 1.610 metros e está localizado na Ilha de origem vulcânica Ometepe, no sudeste da Nicarágua, local turístico do país. O Concepción é um dos vulcões mais altos do mundo e ativo desde o século 19. A última erupção aconteceu no dia 11 de dezembro de 2009, quando o vulcão lançou gás e fumaça a uma altura de 150 metros, derramando lava em três vilarejos próximos.


Foto: Os vulcões Concepción e Maderas formam a Ilha de Ometepe, no Lago Nicarágua, região turística do país. O Concepción registrou 49 explosões de gases e cinzas nos últimos dez dias. Crédito: Wikipedia







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin