Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Vulcões
Quarta-feira, 6 jan 2010 - 08h25

Vulcão explode e ameaça animais de parque nacional africano

O vulcão Nyamuragyra, um dos 30 mais ativos do continente africano, entrou em erupção na última segunda-feira (04/jan/2010) expelindo lava na direção do Parque Nacional Virunga. A explosão tornou-se motivo de preocupação por parte das autoridades da República Democrática do Congo uma vez que pode ameaçar grande parte da fauna e flora da região de Goma, onde vivem diversas espécies animais, entre elas os gorilas das montanhas, já ameaçados de extinção.

Vulcão Nyamuragira
Clique para ampliar

Segundo Feller Lutahichirwa, diretor do parque, a montanha entrou em atividade na segunda-feira pela manhã e a área para onde o fluxo de lava se dirige é abrigada por cerca de 40 chimpanzés. De acordo com Lutahichirwa, observadores do governo estão utilizando helicópteros cedidos pela ONU para monitor a situação.

No Parque Nacional de Virunga vivem 200 dos 720 gorilas da montanha que existem no mundo, mas apenas 40 animais estão na área ameaçada.

Nyamuragyra ergue-se a 3058 metros de altitude e localiza-se a menos de 25 km do lago Kivu, um dos maiores do continente e a 13 km do vulcão Nyiragongo, que em 2002 causou pesados danos à cidade de Goma. Juntos, são responsáveis por 40% das erupções dos vulcões africanos.

A montanha entrou em erupção 30 vezes desde 1880 e está situada em uma região de grande atividade sísmica chamada Vale do Rift, um complexo de falhas tectônicas criado há 35 milhões de anos com a separação da placa tectônica arábica e africana. Esta gigantesca fenda de 5 mil km praticamente corta a África no sentido norte-sul, desde o centro de Moçambique até o norte da Síria. Sua largura varia entre 25 e 100 km e sua profundidade atinge entre centenas e milhares de metros.


Fotos: No topo, explosão do vulcão Nyamuragyra registrada na última segunda-feira por vigilantes do Parque Nacional de Virunga. Acima, vídeo mostra o interior da cratera da montanha, com destaque para a lava em ebulição. Crédito: Reuters/Youtube/Madakous.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire