Dúvidas sobre recepção dos satélites

Dúvidas sobre WeatherFax

Equipamentos para receber satélites

Equipamentos para receber cartas meteorológicas

Elementos orbitais atualizados

Conheça nosso Workshop

Fale Conosco
DICAS DE EQUIPAMENTO PARA
RECEBER SATÉLITES METEOROLÓGICOS

RÁDIO
Para a recepção de imagens meteorológicas diretamente dos satélites é necessário um rádio-receptor que sintonize a faixa de frequências conhecida com VHF. As frequências em que os satélites transmitem vão de 137 a 138 mHz, portanto receptor deve estar apto à sintonizar esta faixa. O modo de recepção deve ser FM.

Você pode pode utilizar rádios transceptores, que além de receberem sinais, também podem transmití-los. Como exemplo podemos citar o tranceptor IC-229 da marca ICOM ou TM-241 da Kenwood. Mas atenção: a não ser você tenha autorização, nunca utilize-o para transmissão !
Os tranceptores são baratos e muito fáceis de serem adquiridos. Em São Paulo são vendidos até nas ruas, como é o caso da rua Santa Efigênia.

Devido à largura de faixa ser muito estreita, a qualidade das imagens recebidas do canal infravermelho não é muito boa, mas a imagem do canal visível é excelente ! Todas as imagens vistas aqui foram recebidas com o rádio TM-241 citado acima !

ANTENA
Para que o receptor possa captar os sinais enviados, é necessário o uso de uma antena apropriada. Existem diversas antenas para esta finalidade, variando desde antenas verticais, passando pelas "cúbicas de quadro" até as direcionais rotativas, que acopladas a um rotor, "seguem" o satélite em sua órbita.

Baseados em nossa experiência, uma boa antena vertical, instalada sobre um mastro, serve perfeitamente para iniciar as suas experiências com a recepção dos sinais dos satélites.
Este tipo de antena é muitos fácil de construir.

Para aqueles que preferem adquirir uma antena pronta, em forma de kit, recomendamos os modelos PTD 2M ou BRASÍLIA-1, ambas da marca Electril.
Durante muito tempo usamos o modelo PTD 2M.

Para os que querem se aprofundar mais nesta fascinante atividade, sugerimos o emprego de uma antena do tipo Quadrifilar-Helix junto a um pré-amplificador de baixo ruído.

ONDE COMPRAR
As associações de radioamadores possuem seções de classificados onde pode-se encontrar diversos tipos de rádios, tanto receptores como transceptores e também antenas. Entre outros, podemos citar a "Federação Paulista de Radioamadores" - Labre - que possui uma boa seção de classificados, onde pode-se comprar equipamentos novos e usados.



 
Site Meter     Política de Privacidade