Dúvidas sobre recepção dos satélites

Dúvidas sobre WeatherFax

Equipamentos para receber satélites

Equipamentos para receber cartas meteorológicas

Elementos orbitais atualizados

Conheça nosso Workshop

Fale Conosco
DICAS DE EQUIPAMENTO
PARA RECEBER WEATHERFAX

RÁDIO
Para a recepção de radiofotos e cartas meteorológicas é necessário um rádio-receptor que sintonize a faixa de frequências conhecida com HF, que vai de 500 kHz até 30 mHz em modo SSB.

Estes rádios são conhecidos como "banda corrida" ou "receptores de comunicações". Um exemplo típico é o receptor FRG-8800 da marca Yaesu.

Outra possibilidade é a aquisição de transceptores, rádios que além de receberem sinais, também podem transmití-los. Como exemplo podemos citar o tranceptor TS-140 da marca Kenwood. Mas atenção: a não ser você tenha autorização, nunca utilize-o para transmissão !

ANTENA
Para que o receptor possa captar os sinais enviados, é necessário o uso de uma antena apropriada. Algumas vezes uma simples antena de fio pode servir para esta finalidade. No entanto recomendamos fortemente o uso de uma antena externa.

Existem diversos tipos de antenas para esta finalidade. O que vai determinar sua escolha é a altura da estação receptora e sua localização. Para barcos ou estações instaladas em área livre ou com poucas obstruções, podemos recomendar uma antena do tipo vertical.

Muitos experimentadores gostam de construir suas próprias antenas. Para aqueles que gostariam de adquirir uma antena pronta, em forma de kit, recomendamos o modelo DXV303 da marca Electril.

ONDE COMPRAR
As associações de radioamadores possuem seções de classificados onde pode-se encontrar diversos tipos de rádios, tanto receptores como transceptores. Entre outros, podemos citar a "Federação Paulista de Radioamadores" - Labre - que possui uma boa seção de classificados, onde pode-se comprar equipamentos novos e usados.



 
Site Meter     Política de Privacidade