Por Rogério Leite

Capítulo 1

O contexto histórico do momento

A chegada do Homem à Lua foi sem sombra de dúvida uma das maiores conquistas concebidas pelo engenho humano. Foi a coroação de uma história repleta de descobertas e experimentos que começou com os chineses há mais de 700 anos e continua até os dias de hoje com as fantásticas missões que nos fascinam cada vez mais.

Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua.
Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua.

Depois de Armstrong e Aldrin, apenas 10 pessoas tiveram o privilégio de colocar os pés na Lua e caminhar em sua superfície, mas as lições deixadas pelo Projeto Apollo mostram que são os sonhos que impulsionam os Homens e nos fazem ir muito mais além.

De 1969 para cá muita coisa mudou.

Em 1969 não se imaginava que as naves Voyager existiriam e até ultrapassariam os limites do Sistema Solar, nem que mais de 2000 planetas além do nosso Sol seriam descobertos em tão pouco tempo. Também era impensado que uma Estação Espacial seria construída com a colaboração de duas nações até então inimigas e imaginar que a China seria uma potência espacial era algo completamente fora de cogitação.

Realmente, de lá para cá muita coisa mudou, mas aquela vontade de ir um pouco mais além parece que não deixa mesmo os homens sossegados. Vira e mexe tem sempre uma sonda indo até Júpiter, Saturno e Plutão, mas a impensada colonização de Marte ainda continua sendo apenas um grande sonho. Um sonho? Mas afinal, não é disso que precisamos?


Uma História Fascinante
Falar sobre a conquista da Lua não é uma tarefa simples e seria impossível descrevê-la em um único capítulo. Por isso preparamos um caderno especial, onde toda a história da Apollo 11 é contada com detalhes somente encontrados nos melhores livros, hoje em dia praticamente inexistentes.

Estão preparados para a viagem?


16 de julho de 1969. Cabo Kennedy, Flórida
No final da década de 1960, o mundo passava por diversas transformações.

Ao mesmo tempo em que o movimento hippie sonhava com Paz e Amor, a guerra matava milhares de pessoas no Vietnã. Enquanto os jovens se preparavam para ir ao Festival de Woodstock ouvir Janis Joplin e Jimi Hendrix, a Guerra Fria entre as superpotências avançava e colocava o mundo sob tensão.

No Brasil era época do Regime Militar, da Tropicália e dos Festivais da Record. A novela das 8 era Rosa Rebelde, com Tarcísio Meira e Glória Menezes, mas a possibilidade de ver a Seleção se tornar tricampeã mundial no ano seguinte era o assunto dominante nos bares e esquinas.


Clique para ampliar

Mesmo com tantos fatos acontecendo ao mesmo tempo, poucas vezes na história da humanidade um evento em particular chamou tanto a atenção das pessoas. Era um evento diferente, havia um sentimento de orgulho pela capacidade humana e uma sensação de que algumas coisas poderiam realmente mudar o mundo.

Bilhões de Pessoas
Em todas as partes, desde os grandes centros até as mais remotas regiões do planeta, bilhões de pessoas não desgrudavam, por um só segundo, os olhos dos aparelhos de televisão. Alguns até pareciam hipnotizados pelo espetáculo que seria transmitido. E não era para menos. Em breve todos seriam testemunhas da História e veriam com os próprios olhos uma das maiores conquistas realizadas pelo engenho humano: a chegada do Homem à Lua.

Saturno 5: Poderoso
Próximas à base de lançamento de onde partiria o foguete, milhares de pessoas disputavam espaço para ver o momento em que o gigantesco Saturno 5 se ergueria do chão.

Com 110 metros de altura desde a base até a torre e pesando nada menos de 2.900 toneladas, o Saturno 5 é até hoje o maior foguete já construído pelo homem. Sua potência é tão grande que quando acionado se pode ouvi-lo a mais de 20 quilômetros de distância. A vibração é tanta que mesmo tão longe os pés sentem o chão tremer.


Clique para ampliar

No topo daquele imponente e estático engenho, uma pequena cápsula abrigava os três homens que aguardavam ansiosamente para cumprir a missão que lhes fora confiada: o piloto de testes Neil Armstrong, o piloto da força aérea Edwin "Buzz" Aldrin e o piloto de combate Michael Collins. Ali, sentados pacientemente aguardavam a contagem regressiva que os faria entrar para a História.

Nenhum outro Homem havia realizado tal proeza. Antes deles apenas seis outros astronautas chegaram tão perto do nosso satélite. Em dezembro de 1968 Frank Borman, James Lovell e William Anders haviam orbitado a Lua a bordo da Apollo 8. Depois foi a vez de Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan testarem o módulo lunar em maio de 1969. Agora era a vez da Apollo 11.

Fotos: No topo, o imponente Saturno 5 aguarda o momento de partir na plataforma do Kennedy Space Center, na Flórida. Acima, foto oficial dos astronautas. Da esquerda para direita Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin. Crédito: Nasa.



Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -