Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Tot

21/08/2007
06h09
Janela de saída e reentrada.
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Olá Amigos,

Gostaria de saber "como funcionam" as janelas de saídas e reentradas na atmosfera das espaçonaves.

Agradeço os comentários.

Abraços,

Tot


kelso

21/08/2007
08h16
Caro Tot, como vai?

O termo "janela" é usado para resumir uma série de fatores e condições favoráveis ou não e não está restrito a apenas um ou outro.

São diversos os fatores de que dependem uma missão. A "Janela" para um lançamento à Marte não são os mesmos que determinam a "janela" para o lançamento do ônibus espacial.

Tomemos como exemplo um lançamento de um ônibus espacial.

A nave precisa ser lançada dentro de um certo horário para que encontre a ISS no espaço. Se for lançada em outro horário, muito diferente, vai precisar gastar combustível nas operações de frenagem e aceleração entre outros. No entanto, se uma tempestade está se aproximando de uma das pistas de pouso de emergência, digamos na Espanha, faz-se necessário que o lançamento mude para outro horário, de modo que em caso de emergência, a tempestade não interfira nas operações de pouso. A janela vai ficando cada vez menor e mais crítica. Aqui vimos duas variáveis determinando a "janela", mas... e se existir uma tempestade super ativa em outra pista de emergência, digamos na África, e a previsão diz que só amanhã o tempo estará favorável? Neste caso, a mini "janela" com apenas duas variáveis, precisa ser recalculada e passa a ter três variáveis.

E assim, sucessivamente, envolvendo quantidade e validade do combustível, ventos em altitude, carga das baterias, objetivo da missão, disponibilidade das antenas de rastreio em diversas parte do mundo, etc. Resumindo, o termo "janela" engloba as diversas variáveis que permitem que um foguete seja lançado dentro das condições planejadas ou "nominais". Quando se diz que a "janela" vai das 12h35 até às 13h25, significa que todos as variáveis receberam um "GO" válido para 40 minutos e permitem que satisfaçam a condição pre-estabelecida.

No caso de foguetes para outros planetas, Marte por exemplo, é, levado em consideração, entre muitos outros fatores, a quantidade de combustível necessário para alcançar o planeta. A posição entre o planeta e a terra deve ser tal que o consumo seja mínimo. Se a janela passar do tempo, só depois de muitos meses as mesmas condições de aproximação serão satisfeitas.

Ufa... Que vontade de escrever!
Abraços,

Kelso!


Tot

21/08/2007
17h25
Kelso, muito obrigado,

Com essas informações amplia-se e enriquece meu conhecimento sobre outros assuntos e acredito que de outros membros da A11 também.

Para sua informação o assunto em que sou considerado best é descarga atmosférica, o popular raio, qualquer duvida...

Grande abraço,

Tot

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles