Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

RAFAELCAROAL

30/08/2007
10h06
Viagem tripulada
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Caros colegas,

Com o avanço da tecnologia e do conhecimento, a Astronautica levará seres humanos a Marte. No contexto biologico, será que seria interessante fazer testes com microorganismos terrestres em ambiente marciano, ou isto é uma questao totalmente fora de ética?


LuFeccini

30/08/2007
12h29
olá Rafael!!!

essa é uma questão que rende muito pano p/ manga!!! e acaba sendo uma duvida comum p/ muitos!!!

Mas eu sugiro que vc de uma olhada no tópico: Vida em Marte..., do colega: Francysko!!

A pergunta que ele fez foi:

"Me perdoem a ignorância sobre o assunto, mas alguém poderia me responder se é possível ao invés de se procurar vida em marte, levá-la. Vejam bem, explicando: seria possível levar água de verdade e em um ambiente mais fechado (tipo estufa de grande dimensão)dosando mais oxigênio e CO2 para plantas e microorganismos ter vida em equilíbrio e possível reprodução? Eu só vejo a NASA procurando vida e pelas fotos o céu marciano é um pouco azulado e se eu não me engano as temperaturas são um pouco extremas... perdoem-me se eu estiver falando alguma besteira!"

A minha resposta, que talves sirva p/ o seu caso tb!:

" Caro phrancysko, tb sou um pouco ignorante no assunto, mas creio que talves ate fosse possivel levar vida p/ Marte, mas antes disso, é preciso ir p/ lá e estudar todas as condições de solo, temperatura, clima, gases e etc., além disso, realmente é necessario que se saiba se existe vida lá, mesmo que microscópica, pois vamos supor que existam apenas bactérias por lá..... e nós levamos vida daki para lá sem saber os riscos que essas bactérias podem trazer p/ os seres vivos que mandamos, ou até mesmo o contrário, os riscos que nós podemos levar p/ elas.....

Vc já deve ter ouvido falar de espécies exóticas!!??? toda espécie exótica pode se tornar um perigo p/ as espécies nativas, como por exemplo o caramujo africano, que foi introduzido no Brasil, vc já deve ter ouvido falar sobre isso!!!

Bem, é isso!! Espero ter te ajudado a compreender um pouco melhor sobre o assunto!!!"

Agora cabe a vc, Rafael, pensar e decidir se isso lhe parece ético ou não!!! Todas as coisas no mundo, dependem do ponto de vista de cada um de nós!!! Essa foi a minha visão. E a sua, qual é???

Um grande abraço

Luciana

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles