Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

marcio750cc

12/09/2007
10h17
marte
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

OI pessoal

eu li a materia da cratera vitoria

e tem uma parte que ta assim

Para entrar na cratera, o Opportunity deverá cruzar uma camada de material depositado pelo vento, uma espécie de duna. De acordo com o JPL, a sonda descerá a cratera de ré.

o que me chamou atecao foi ( material depositado pelo vento)

tem ar em marte?


cosmonauta

12/09/2007
13h13
Olá Marcio e amigos.

A atmosfera de Marte, embora mais rara que a nossa, provoca tempestades de areia, que chegam a encobrir a luminosidade do Sol, justamente o que fez o jipe Oportunity parar de enviar imagens, por causa de falta de luz solar que carregam suas baterias.

Marte tem muitas características parecida com as da Terra, como seu dia de 24hs e 39 minutos, o ano marciano com 1 ano e 11 meses, o tamanho um pouco menor que a Terra e distância do Sol favorável, que poderá ter vida (ou já teve), tem água congelada nos polos.

E aí o interesse em estudar tudo o possível, inclusive o fundo dessa cratera.

Um abraço a todos.


kelso

12/09/2007
14h22
Caros marcio e Cosmonauta russo Arlindo, salve!

Nosso amigo Cosmonauta, "o russo", tem razão. Embora a atmosfera marciana seja 100 vezes mais tênue que a terrestre, ocorrem ali fortes tempestades que passam facilmente de 150 km/h. De acordo com uma pesquisa particular, essas tempestades são causadas pela diferença de energia que o planeta recebe do Sol no afélio e no periélio.

As tempestades têm origem na diferença de temperatura durante o afélio e perélio. Quando Marte se encontra perto do periélio (mais próximo ao SOl), a temperatura eleva-se no hemisfério Sul, fazendo o solo perder umidade. Esse mecanismo dispara fortes tempestades locais que arrancam do solo quente e seco grandes quantidades de poeira, que por ser muito fina, se eleva a grandes altitudes. Em poucos dias cobre praticamente todo o solo do hemisfério e muitas vezes o planeta inteiro.

É isso (se estiver errado, por favor me corrijam!)

Kelso!


marcio750cc

12/09/2007
14h59
ok

Varuna

18/09/2007
18h38
Caro Kelso, por favor me responda, há gravidade em Marte? Como foi possível o pouso do Opportunity em relação ao seu peso X gravidade do planeta? É semelhante à da Terra ou da Lua? Porquê este robô não consegue pousar, por exemplo, no lado oculto da Lua? Sou muito curiosa e apaixonada por astronomia, mas pouco sei, só sei que tenho certeza que há vida em Júpiter (bem diferente do que a entendemos na Terra, outra composição química,outra densidade da matéria, etc...)
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da espécie humana" - Nietzsche