Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Lino

04/10/2007
20h12
Planeta em formação
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Amigos do A11, olha que interessante isso!!!

Um planeta como a Terra parece estar se formando a cerca de 424 anos-luz de distância, em meio a um enorme cinturão de poeira quente, revelou nesta quarta-feira Carey Lisse, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Com idade entre 10 e 16 milhões de anos, o sistema solar deste planeta ainda está em sua "adolescência", mas vive um momento perfeito para que se formem planetas como a Terra.

O enorme anel de poeira que rodeia uma das duas estrelas deste sistema solar está exatamente no meio da "zona habitável" do sistema, onde se houver um planeta rochoso a água poderá existir.

Este tipo de cinturão de poeira raramente se forma em torno de estrelas como o Sol, e a presença de um anel de gelo externo faz supor que a água, e portando a vida, poderão em algum momento chegar à superfície deste planeta.

O cinturão é formado por compostos rochosos similares aos que se encontram na crosta terrestre e sulfetos parecidos com os existentes no centro do nosso planeta.

"É exatamente o que se precisa para fazer uma Terra. É emocionante pensar no que está ocorrendo", afirmou Lisse.

Serão necessários mais 100 milhões de anos até que este planeta esteja totalmente formado e mais um bilhão de anos para que surjam os primeiros sinais de vida, destacou Lisse.

As imagens foram capturadas pelo telescópio espacial Spitzer, da Agência Espacial Americana (Nasa), e serão publicadas na próxima edição da revista Astrophysical.

Fonte: Agencia Afp


Gabriel

06/10/2007
14h24
E aí Lino?

Que bom isso!Bom não!Ótimo!Mas...

Onde é esse sistema solar?Que estrela é?Demora pra ir lá né?!

E também vai demorar muito pra ele se formar e ter vida...

Que pena isso...Sempre sonhei em existir duas formas de vida,de planetas diferentes!Mas,será que existe mesmo extraterrestres?Existem Cientistas que imaginam que Titan a maior lua de Saturno guarda formas de vidas alienígenas,e também Marte!Vai no site: www.realidadeoculta.com/marte.html e veja que em Marte as naves desaparecem!abraço!


Lino

06/10/2007
17h39
Beleza Gabriel!!!

Parece que o problema das naves em Marte já foi resolvido, tem dois rôbos da Nasa passeando em terras marcianas, além de sondas européias rodeando o planeta. equanto a Titã, que belo oceano congelado, mas pode ser que tenha vida por lá, quem sabe um dia teremos essa resposta. Só nos resta esperar!!!!


Gabriel

06/10/2007
19h02
Visita o realidade oculta!

Lino

06/10/2007
22h10
Não só as missões a Marte falham,varias outras com destinos diferentes também falharam.
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles