Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

cosmonauta

03/12/2007
00h32
Lançamento da nave Atlantis e da Progress
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Novamente, a Nave Atlantis irá para o espaço se acoplar à ISS.

Seu lançamento está previsto para o dia 6 de dezembro, às 21,30 UTC.

E no dia 23/12 será lançada a nave Progress, (russa) que transporta combustivel, água, ar, mantimentos e experiências até o Complexo ISS.

Vamos acompanhar de perto mais esse lançamento, pela TV Channel, TV NASA.


Nany

04/12/2007
19h35
Olá Arlindo como vai?

Será que vc pode me dizer como é que a nave Atlantis é colocada na posição vertical? Bom eu deduzo que é por meio de um guindaste enorme, mas será mesmo?

Obrigada e até mais!!


Victor Hugo

04/12/2007
21h50
Olá Nany,

Na minha opinião, ela fica verticalmente pelos pequenos jatos que a faz girar, então eles ligamo jato traseiro para cima e o dianteiro para cima, fazendo-a girar até a posição vertical, e depois eles dão um "Kill Rot" para estabilizar a nave.

Bom, no meu simulador Orbiter, é assim. Não sei na vida real...

Até mais, abraço!


kelso

05/12/2007
08h07
Olá Nany, quanto tempo!!!!

O ônibus espacial é montado na vertical dentro de um prédio localizado a 7 quilômetros da base de lançamento. Um edifício bem alto. Dali, é transportado também na vertical, sobre uma plataforma móvel até a plataforma, onde permanece até ser lançado.

Quando é lançado, é mantido na vertical através de um sistema conhecido como plataforma inercial, que funciona baseado em giroscópios, que corrigem continuamente a trajetória do ônibus. Assim falando parece simples, mas fazer um equipamento daquele porte subir na vertical não é tão fácil como parece. A plataforma inercial é um dos mais complexos sistemas de guiagem de um foguete e poucos países tem domínio total da sua tecnologia. Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelo nosso veículo lançador de satélites.

Veja que, apenas observando, você mesma percebeu que não era tão simples assim, fazer o foguete subir retinho!

Observe também que alguns segundo depois do lançamento, o ônibus espacial dá um giro sobre o próprio eixo e já começa a seguir em sentido leste. Essa manobra é fundamental para que a força centrífuga gerada pela rotação da Terra auxilie na tarefa de arremessar a nave. Tudo isso é feito com auxílio da plataforma inercial.

Quem for assistir ao lançamento deve reparar também em duas frases muito importantes ditas pelos astronautas e que marcam duas fases distintas da colocação em órbita do ônibus. Uma delas é "Negative Return" e outra é "MECO" (leia-se "mico").

"Negative Return" significa que o ônibus atingiu uma velocidade, altura e posição que tornam impossível qualquer manobra de abortagem da missão, ou seja, "Retorno Negativo ou Sem retorno". Se for necessário abortar a missão naquele ponto, é necessário fazer a nave entrar em órbita.

Aproximandamente depois de 8 minutos é confirmada a instrução "MECO" (ou "mico"), que significa Main Engine Cut-Off, ou em Português, corte dos motores principais. Quando vocês ouvirem a expressão MICO, não significa apenas que a nave já entrou em órbita, mas que pode atingir a posição calculada com apenas 2 motores (lembre-se que o ônibus tem 3). Assim, mesmo que um deles falhe, é possível atingir o objetivo.

Hoje estou inspirado!

Kelso


Tot

05/12/2007
11h21
E que inspiração,

Obrigado pela aula Professor Kelso.

Abraço,

Tot


Victor Hugo

05/12/2007
12h54
Olá amigos,

Ahhhh eu pensei que ela estava perguntando como a nave fica na vertical lá no espaço, e não aqui na terra!

Expliquem direito suas perguntas!

afff

Até mais...


cosmonauta

06/12/2007
11h14
Olá Nany.

Desculpe-me por não ter respondido sua pergunta, quando pensei em faze-lo, o "grande" Kelso já havia respondido à altura e inspirado, que só.

Mas complementando, o transporte da nave até a base de lançamento, já com seus foguetes acoplados, demora cerca de 6 horas ou seja a 1 km por hora.

Alguns dados sobre a nave,

comprimento = 37,24 m

altura = 17,25 m

peso vazio = 68.588 kg

carga máxima = 25.061 kg

altiude de operação = 185 a 1.000 km

velocidade = 27.875 km/h

Fonte AeroVirtual

Não se esqueça de assistia o lançamrnto nesta tarde, pelo Apolo Channel, TV NASA.

Um abraço.


Dr.Air

07/12/2007
11h46
Adoro ver os lançamentos das Soyuz's.

Boa explicação kelso, mas não entendi essa parte:

- Observe também que alguns segundo depois do lançamento, o ônibus espacial dá um giro sobre o próprio eixo e já começa a seguir em sentido leste. Essa manobra é fundamental para que a força centrífuga gerada pela rotação da Terra auxilie na tarefa de arremessar a nave. Tudo isso é feito com auxílio da plataforma inercial.

Como a plataforma ajuda o ônibus a fazer a rotação, se o ônibus espacial já perdeu contato com ela, acho que a rotação já é feita pela nave (observe antes da decolagem que os motores do ônibus mexem, igual do Sukhoi :) )... bom não sei.

Vlw

Abço


Dr.Air

07/12/2007
11h49
Avisando, foi cancelado d novo o lançamento vai ser Sábado, se der tudo certo. (Infelizmente não vai ter nada hj à tarde).

Abço


kelso

07/12/2007
12h07
Caro Dr.Air, como vai?

Plataforma inercial não é a plataforma de lançamento. É um equipamento composto por giroscópios e computadores de bordo.

Uma vez que os giroscópios começam a girar, não permitem que forças externas modifiquem sua direção.

Permitem a correção, estabilização orientação de um foguete, avião, etc,

Para saber mais sobre giroscópios, veja:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/giroscopios1.htm

ou

http://pt.wikipedia.org/wiki/Girosc%C3%B3pio

ou

http://www.airandinas.com/instrumentos_giroscopicos.html

Neste sites tem bastante informação e são bastante ilustrados!

Um abraço,

Kelso


Dr.Air

07/12/2007
14h48
AAAAhhhhhhh, sim !!!!!

Conheço como estabilizador .

vlw


Nany

08/12/2007
18h17
Olá!! Me desculpem por demorar pra agradecer, é que essa época do ano tenho muito trabalho aqui na loja e nem tenho tempo pra ler os meus e-mails.

Kelso, Kelso, quanto tempo meeesmo, você sumiu e eu também, rssss. Você como sempre dando uma aula pra todos, obrigada pela resposta. Obrigada à você também Arlindo, pensa que eu esqueci é??? Vocês dois se um dia se juntarem, imaginem só quantos assuntos interesantes terão pra conversar.

Agora quanto a você, Vitor Hugo, não estou querendo me sobrestimar, nem ser indelicada, mas tenho muito mais tempo de casa que você, e sei muito bem me expressar, e expressar as minhas perguntas, e pelo que vi, você foi o único que não entendeu a minha dúvida. Mas mesmo assim eu agradeço pela iniciativa!!

Abraço à todos

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson